Parceria entre o Centro Interescolar Miécimo da Silva e a Lafarge cria laboratório em Campo Grande

O Governo do Estado lançou, no início deste mês, a pedra fundamental do laboratório prático do curso de Técnico em Edificações do Centro Interescolar Miécimo da Silva, em Campo Grande. A partir do próximo ano letivo, cerca de 270 alunos terão aulas no novo espaço, que está sendo construído na unidade.

– Cursei Técnico em Edificação e, na minha época, não tive estes benefícios. Era aula prática com prancheta e caneta nanquim. Sinto orgulho de ver que os alunos têm todo o suporte tecnológico na escola pública e passarão a ter aulas práticas em laboratório – afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

A obra, orçada em R$ 400 mil, é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e a Lafarge no Brasil. A parceria com a empresa privada é parte da proposta do programa Dupla Escola, cujo objetivo é transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidades para os alunos. Ao todo, já foram firmadas 27 parcerias com empresas privadas, governos e embaixadas estrangeiras.

– Fui diretor desta escola e acompanhei os passos de cada curso técnico. Sei da importância das aulas práticas. Vamos elevar ainda mais a educação profissional em Campo Grande – disse o subsecretário de Gestão da Rede de Ensino da Secretaria de Educação, Antônio Vieira Neto.

Durante a inauguração, os alunos do Centro Interescolar Miécimo da Silva colocaram objetos selecionados pelas turmas em uma cápsula do tempo. A caixa ficará enterrada em um jardim próximo ao novo laboratório pelo período de dez anos.

Aulas práticas aumentam chances no mercado de trabalho

 

As obras do laboratório prático foram iniciadas nesta semana e têm previsão de conclusão em três meses. O espaço de cerca de 80 metros quadrados terá dois ambientes, sendo um para teste de cimento e agregados, e outro para teste de concreto e argamassa. Os insumos necessários para o funcionamento do laboratório serão fornecidos pela Lafarge.

 Para o presidente da empresa, Alexis Langlois, a data marcou o inicio de uma parceria de longo prazo com os alunos da escola de Campo Grande.

 – Neste laboratório, os estudantes poderão realmente colocar a mão na massa. Eles vão complementar os ensinos acadêmicos e acelerar suas formações para entrar no mercado de trabalho. Sempre buscamos os mais capacitados e olharemos para cá – afirmou Langlois.

Aprendizado já muda a visão dos estudantes

Os alunos do Miécimo da Silva já iniciaram a contagem regressiva para conhecer as novas instalações. Eles acreditam que, com as aulas práticas, os ensinamentos ganharão vida.

– Sempre me identifiquei com Arquitetura. Meu avô é cearense, chegou ao Rio sem especialização e sustentou a família como pedreiro. Hoje, tenho a chance de me especializar cada vez mais na área – explicou Pedro Ivo de Freitas, de 15 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

A aluna Laysa Anacleto está prestes a se formar e orgulha-se de colocar em prática, dentro de sua própria casa, os ensinamentos do curso.

– Tenho um irmão cadeirante e estou projetando rampas para tornar nossa casa mais acessível para ele. Me sinto muito útil – disse a jovem da 3ª série do Ensino Médio.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}
 

 

Postado em Educação