Orquestra Sinfônica de Sepetiba e Santa Cruz homenageia o Dia das Mães

Uma ação da Orquestra Virtual da Secretaria Municipal de Saúde, formada por alunos da rede, com participação especial do DJ Marlboro, lança, neste sábado 9/05, véspera do Dia das Mães, um vídeo com a música “Fico assim sem você. A canção foi gravada por 32 alunos-músicos de escolas municipais de Santa Cruz e Sepetiba, que abrigam um núcleo do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Detalhe – todos os alunos gravaram suas participações de casa, respeitando o distanciamento social exigido pela quarentena. A harmonia musical é garantida a partir da edição do vídeo, com a união dos trechos e um arranjo com resultado bem original. A composição de Abdullah fez grande sucesso nas vozes de Claudinho e Buchecha, Adriana Calcanhoto, entre outros artistas.

O convidado especial da homenagem, DJ Marlboro, um dos precursores do funk no país, conta que gostou muito desta nova experiência musical, que estará disponível nas redes do Programa Orquestra nas Escolas e da SME a partir deste sábado. Marlboro conhece o trabalho dos alunos-músicos das escolas da Prefeitura de perto, quando participou de um flashmob em setembro do ano passado, na Cinelândia, no Centro do Rio, reunindo mais de 3 mil estudantes da rede municipal em comemoração aos 30 anos do disco Funk Brasil, dá nota 10 ao programa:

– Participar mais uma vez com a Orquestra, agora com uma homenagem ao Dia das Mães, é fenomenal. Eu estou muito satisfeito e minha mãe vai ficar muito feliz também. Ela vai vibrar quando assistir ao vídeo. Já toquei em muitos lugares, como no Réveillon de Copacabana, para mais de 2 milhões de pessoas, além de outros países, mas a emoção de tocar com alunos do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, é diferente e indescritível. Tenho um carinho enorme pelas crianças e pela forma como elas são introduzidas na sociedade através da música e desse projeto – enfatiza DJ Marlboro.

A escolha da música também foi elogiada pelo DJ. “A música ‘Fico assim sem você’ foi muito bem escolhida. A letra é uma composição de Abdullah, um parceiro meu e quem fez a primeira música de funk da história do movimento funk, em 1988. Ele compôs especialmente para a dupla Claudinho e Buchecha. Depois, outros artistas gravaram. E, agora, a orquestra de alunos regrava com a minha participação. Estou muito feliz por isso”, explica.

Alunos comentam experiência

Para o aluno de tuba Filipe Solano, de 16 anos, usar a tecnologia a favor do programa foi essencial para que ele e seus colegas continuassem com os encontros. “A Orquestra não pode parar! Esses encontros têm sido uma ótima forma adaptada de tocar e gravar nossos estudos durante esse período de quarentena. Meus colegas e eu preparamos uma incrível homenagem musical para presentear essas mulheres tão especiais, que são nossas mães. Está tudo muito maravilhoso, pois os professores e alunos têm se dedicado muito”, diz.

Para Filipe, participar novamente de uma apresentação com o DJ Marlboro é uma experiência muito importante. “Eu participei do flashmob com ele no ano passado. Acredito que esse evento virtual será muito bom e produtivo por trabalhar mais uma vez com esse DJ excepcional, mas de forma on line”, completa.

Para a aluna de violino Ana Keila de Souza, de 11 anos, poder homenagear sua mãe “e todas as mães do mundo”, através da música, é muito especial. “Essa música representa uma coisa muito forte no meu coração. Não será apenas uma pessoa tocando, mas a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz. Mesmo de longe, senti os colegas do meu lado, como se estivéssemos perto uns dos outros. Tenho certeza de que as mães vão amar e vão levar com carinho para o coração delas. Não tenho palavras para falar o quanto amo minha mãe. Me emociono sempre que falo dela. Ela é o presente da minha vida. É o meu ar, é perfeita do jeito dela e se dedica muito para levar meus irmãos e eu, às aulas do projeto”, finaliza.

A música tem o poder de expressar nossos sentimentos e para Moana Martins, coordenadora do Programa Orquestra nas Escolas, a escolha de “Fico assim sem você” tem tudo a ver com esta data especial.

– O aconchego das nossas mães e das nossas famílias é um porto seguro para todos nós. Os meninos e meninas da OSJC Santa Cruz, alunos da 10° CRE, estão traduzindo a representação desse elo de amor, proteção e pertencimento através dessa linda música – completa.

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz é composta por alunos das escolas municipais da região de Santa Cruz, Nova Sepetiba e entorno. O grupo, que tem pouco menos de um ano de ensaio, concentra suas atividades na Escola Municipal Emilinha Borba, em Nova Sepetiba e é patrocinado pela Ternium Brasil e Techint, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Postado em _Slider, Cultura