"Notícias úteis da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Realengo Editor: Jessé Cardoso Redação: Rua Oscar Guanabarino, 96 Campo Grande, telefone (21) 9 8521 3639
Ônibus da Zona Oeste não receberão sensores de ar-condicionado
A Prefeitura do Rio apresentou, na terça-feira (17/12), em sua sede administrativa, a primeira etapa da instalação de sensores de ar-condicionado nos ônibus (SPPO) da cidade. A ação tem por objetivo garantir o bem estar dos passageiros e punir as empresas que não cumprirem as regras de climatização.
A situação na Zona Oeste
Os sensores já foram implantados em algumas linhas da cidade e nos ônibus do Conexão BRT, entretanto, na grande maioria dos ônibus que atendem às linhas de ônibus da Zona Oeste – Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Realengo – não será possível, pois a vida útil dos veículos está vencida. Isso impede a instalação do sistema de ar-condicionado – portas e janelas não fecham.
Temperatura desejada
A temperatura de referência no interior do veículo será de 24ºC (vinte e quatro graus Celsius). Mas a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vai considerar ligado e em bom funcionamento o ar-condicionado que reduza a temperatura no interior do veículo em, no mínimo, 8ºC (oito graus Celsius), em comparação com a temperatura externa ao veículo. Tais critérios levam em consideração as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Fiscalização
Com o sensor, a Secretaria de Transportes passará a aferir remotamente a temperatura de toda a frota municipal. O programa de controle permitirá, por exemplo, verificar em tempo real a temperatura média de uma determinada linha.
A temperatura externa a ser usada como base para a aferição será a máxima medida na cidade no dia em que se realizar a viagem, de acordo com registro do Instituto Nacional de Meteorologia . A Prefeitura do Rio receberá os dados em tempo real, e a temperatura estará exposta nos validadores do Jaé instalados nos ônibus.
– Até o fim do ano já teremos cerca de 150 ônibus com o sensor. Temos uma licitação no dia 27 e, ao longo do verão, a gente instala o sensor nos outros ônibus da rede. É uma instalação simples e a própria Prefeitura está fazendo isso. Com o equipamento, conseguimos ver individualmente todos os ônibus, e se eles estão entregando a temperatura determinada. A empresa de ônibus que estiver entregando a temperatura com a qual se comprometeu, vai receber o subsídio normal. Se a gente identificar que não está entregando o serviço, a empresa deixa de receber o subsídio – disse o prefeito Eduardo Paes.
Solução para a Zona Oeste
A realidade hoje é que poucas empresas da Zona Oeste conseguem instalar o sistema de ar-condicionado em seus carros, mas não cumprem as normas e acabam piorando a situação do usuário, que com as portas e janelas vedadas, e o sistema parcialmente ligado, ou sem ele, convivem com uma temperatura insuportável, muitos passam mal e tem que abandonar o coletivo. A grande maioria das empresas não podem instalar o sistema pois suas frotas estão em estado de sucata. A Zona Oeste ainda está no estágio de encontrar empresas que possam prestar o serviço de acordo com as normas estabelecidas e o mínimo de respeito ao usuário. O prefeito sabe disso há quase duas décadas, tempo em que geriu a cidade, mas nunca assumiu a responsabilidade.
Situação das Empresas da Zona Oeste (Consórcio de Empresas Santa Cruz)
Empresa Campo Grande – sucateada, portas e janelas enguiçadas, bancos quebrados, sujos e mau-tratados, não pode instalar o sistema.
Transporte Barra – sucateada, portas e janelas enguiçadas, bancos quebrados, sujos e mau-tratados, não pode instalar o sistema.
Transportes Palmares – frota com vida útil vencida, quase sucateada, poucos carros podem instalar o sistema.
Transportes Pégaso – frota com vida útil vencida, quase sucateada, poucos carros podem instalar o sistema.
Transportes Recreio – frota em estado regular, com sistema de ar também irregular, fora das normas.
Transportes Jabour – frota nova com sistema de ar irregular, fora das normas.
Mob Rio – Empresa Municipal que atende somente ao Sistema BRT e Linhas Alimentadoras – frota nova com bom funcionamento, atendendo todas as normas prevista para o setor –