LEMA usa drones no combate ao Aedes Aegypti

O Laboratório Multidisciplinar de Estatística e Matemática Aplicada da UEZO iniciou projeto para mapear possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti no bairro de Campo Grande.

Resultado de uma parceria envolvendo o LEMA, a CardBoardBrazil e a TGPPRO, o projeto fará uso de drones para chegar a terrenos abandonados e a lugares de difícil acesso, oferecendo dados sobre locais com água parada para pesquisadores e equipes de outras instituições envolvidas no combate ao inseto vetor de doenças como a Dengue, a Zika e Chicungunha.

A equipe é formada pela professora Rosana da Paz Ferreira (coordenadora) e pelos alunos de Ciência da Computação Paulo Victor, Luiz Bruno Vianna e Danilo Santanna, contando com a consultoria de Douglas Monteiro (CardBoardBrazil e  TGPPRO) e da empresa Mytho, fundada por Luiz Bruno.

A metodologia de trabalho consistirá na realização de fotografias aéreas do bairro de Campo Grande, associadas a suas coordenadas geográficas de latitude e longitude. Essas fotografias permitirão ampla visão de possíveis pontos de água parada, utilizando, por exemplo, lentes que destacam a superfície da água. Após identificação, as imagens receberão tratamento para que os focos sejam facilmente visíveis por qualquer pessoa.

As fotos tratadas serão associadas a mapas eletrônicos semelhantes aos fornecidos pela plataforma Google Maps e publicadas no site do projeto (http://www.xozicadecampo.org).
Após a obtenção de um volume de dados consistente, será possível obter informações a respeito dos locais onde os possíveis focos estão presentes. Também será possível relacionar a presença dos focos com as estatísticas oficiais e fornecer subsídios para pesquisadores e autoridades de saúde.

Segundo a equipe, a principal motivação do trabalho se deu pelos altos índices de casos de Zika Vírus na Zona Oeste do Rio de Janeiro e pela percepção de que é possível ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti utilizando tecnologias com um custo relativamente baixo e que estão relacionadas aos cursos ministrados na UEZO.

Para mais informações:

http://lemauezo.net/?p=244

www.xozicadecampo.org

http://www.riocontradengue.com.br/site/Conteudo/Liraa.aspx

E-mail: [email protected]

Nas redes sociais: #xozikadecampo