Lei do vereador Zico tá valendo: Ônibus terão suporte para bicicletas

O uso da bicicleta como meio de transporte diário é uma tendência mundial, e os cariocas ganharam mais um motivo para adotar essa prática. Já está em vigor a Lei n° 6256/2017, de autoria dos vereadores Alexandre Isquierdo (DEM), Rosa Fernandes (PMDB) e Zico (PTB), além dos ex-vereadores Jefferson Moura e Marcio Garcia, que obriga a instalação de suporte para bicicletas em ônibus urbanos.
A medida determina que todos os ônibus das concessionárias e permissionárias de transporte coletivo tenham um suporte para, ao menos, duas bicicletas na frente dos veículos. As empresas deverão instalar o equipamento gradualmente na proporção de 10% da frota a cada ano. O usuário não pagará qualquer valor a mais para transportar a sua bicicleta.
Os autores da lei esclarecem que os ciclistas poderão utilizar a bicicleta e ônibus de forma complementar para se deslocar pela cidade, seja para o lazer ou para o trabalho, consolidando um modal de baixo custo, colaborando com a diminuição de poluentes. “A lei já se encontra em funcionamento em outras cidades como São Paulo e Florianópolis, as quais contam com ônibus urbanos adaptados para o transporte de bicicletas; e no exterior, cidades como Los Angeles e Paris também já possuem os suportes de bicicletas nos ônibus há muitos anos”, afirmam os autores.

Postado em _Slider, Ciclismo