- Colégio Pedro II e Paróquia N. Sra. da Conceição apresentam Cantata de Natal em Realengo
- Governo do Estado e AECG inauguraram o Segurança Presente Campo Grande
- Victor Santos acena com reforços nos efetivos da 35ª DP e 40º BPM em Campo Grande
- Ex-alunos do Raja voltam a se reunir em Campo Grande
- Jessé Cardoso: É tempo de reflexão
Justiça Cidadã encerra sua 41ª turma regular em Santa Cruz
Cinquenta lideranças comunitárias estiveram reunidas no Fórum Regional de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta terça-feira (10/10), para a cerimônia de encerramento da 41ª Turma Regular do Justiça Cidadã. O evento foi aberto com uma aula, de responsabilidade da coordenadora do programa, desembargadora Cristina Gaulia, e do juiz Eric Scapim. Eles falaram sobre “Direito do Consumidor”.
“O Código de Defesa do Consumidor é uma lei que todos devem conhecer. É uma lei cidadã, que tem berço constitucional. Somos quase 300 milhões de consumidores no nosso país. Todos nós somos consumidores, a cada dia desempenhamos cerca de 20 relações de consumo”, explicou a magistrada.
“Costumo dizer que é um ramo do Direito muito democrático. Todos nós temos contato, desde a hora que acordamos até a hora de dormir, com Direito do Consumidor”, complementou o juiz.
A 41ª Turma Regular se iniciou no dia 3 de agosto. Durante o período, foram oferecidas aulas, às terças e quintas-feiras, sobre assuntos relacionados ao Direito.
“O Justiça Cidadã não é um curso de formação. É um curso de abertura de horizontes”, disse a desembargadora.
A assistente social Fernanda Castro, moradora de Recanto do Campinho, contou que já ajudou um vizinho com as informações do curso.
“Sou liderança comunitária e um morador tinha dúvidas sobre pensão alimentícia. Passei as orientações que recebi e pude ajudá-lo”.
Rosana Rocha, que mora em Santa Cruz, concluiu o curso pela segunda vez.
“As aulas trazem cidadania, empoderamento. Soube através de um grupo da faculdade e não pensei duas vezes ao me inscrever novamente”, declara.
Como parte do evento, o coral de crianças “Amor nas Mãos” fez uma apresentação. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre o programa Justiça Cidadã e entregues os certificados de conclusão aos participantes.
Também estiveram presentes na cerimônia de encerramento o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS), Antonio Ligiero, e a diretora do Departamento de Acesso à Justiça e Ação Social (Deaju) da SGSUS, Andrea Vaz.
Sobre o programa
O Justiça Cidadã é promovido pela Secretaria Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores com noções sobre Direito, justiça e cidadania, além de levar conhecimento de métodos alternativos para a solução de conflitos que dispensam intervenção judicial.
Em 2023, o projeto completou 19 anos. Durante esse tempo, foram oferecidas 41 turmas regulares, com 2.067 participantes.