Jogos Estudantis começam neste fim de semana e atletas do Centro Esportivo Miécimo da Silva lamentam ausência

Está aberta a temporada da maior competição estudantil fluminense. Os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro começam neste fim de semana (30 e 31/07) com a disputa da primeira rodada dos esportes coletivos da categoria A. Doze cidades do estado recebem as partidas de futsal, vôlei, basquete e handebol (masculino e feminino) – Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti. Só neste fim de semana, a previsão é que cerca de 1500 alunos-atletas de 155 unidades escolares estejam em quadra. A competição é organizada pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). A rodada completa com os confrontos pode ser acessada no site do torneio: http://www.jogosestudantisdorio.com.br/

Em 2015, os Jogos Estudantis contaram com a participação de 535 escolas de 64 municípios do Rio de Janeiro e envolveram cerca de 12 mil estudantes de 12 a 17 anos, divididos em duas categorias – A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). Para este ano, novamente estão em disputa 14 modalidades esportivas – atletismo, badminton (apenas para a categoria A), basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, vôlei, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas para categoria B) e xadrez.

Os Jogos Estudantis são classificatórios para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que serão disputados de 20 a 29 de setembro e de 10 a 19 de novembro, ambos na cidade de João Pessoa (PB). Só no ano passado, a delegação fluminense contou, nas duas categorias, com a participação de 323 atletas e a conquista de 80 medalhas – 23 de ouro, 19 de prata e 38 de bronze.

Por conta disso, alunos-atletas do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, lamentaram  não estarem representando a instituição no evento e se aproximando do Comitê Olímpico Brasileiro. “.A política atrapalha nessa hora, a organização do evento é do estado e o  município não participa”, criticaram.

 

Postado em Equipes da Região