Inauguração da Casa da Mulher Carioca em Campo Grande marcou o Dia Internacional da Mulher

O secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, da inauguração da Casa da Mulher Carioca de Campo Grande, na Rua Mário Barbosa, 137, centro. O equipamento oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

A Casa da Mulher Carioca de Campo Grande tem uma cozinha aberta com horta suspensa, além de recepção e de amplo espaço com capacidade de realizar atividades coletivas. As Casas também são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Em cada uma delas, há um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência (Neam). Na abertura da unidade, as mulheres presentes tiveram acesso a serviços gratuitos, como oficinas de dança, de trança, de maquiagem, design de sobrancelhas e manicure.

Secretaria oferece 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação

Neste Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher também abre 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação. São mais de 40 modalidades em áreas como tecnologia, culinária, beleza, idiomas e comércio. Entre os cursos, estão: assistente administrativo, auxiliar de cozinha, extensão de cílios, inglês, eletricista predial, soldadora mecânica e cuidadora de idosos. Para se inscrever, precisa ter, no mínimo, 14 anos e ser moradora da cidade do Rio. As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/MaX9HL8wjdcq71vh9. Quem não tiver acesso à internet, pode se inscrever nas próprias Casas da Mulher Carioca. Os cursos fazem parte do programa Mulheres do Rio e das Casas da Mulher Carioca.

Desde 2021, as Casas da Mulher Carioca já atenderam a mais de 372 mil mulheres, sendo que cada uma delas atende, em média, a 6,5 mil mulheres por mês. Somente em 2023, mais de 62 mil mulheres foram capacitadas para o mercado de trabalho através das Casas.

Onde ficam as Casas da Mulher Carioca na Zona Oeste:

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho – Rua Limites, 1.260 – Realengo

Casa da Mulher Carioca Elza Soares – Av. Marechal Falcão da Frota, s/nº – Padre Miguel

Casa da Mulher Carioca de Campo Grande – Rua Mário Barbosa, 137 – Campo Grande

Inscrições nas 15 mil vagas de cursos gratuitos:

Cursos de capacitação
Período de inscrição: 08/03/2024 a 23/03/2024
Link da inscrição: https://forms.gle/MaX9HL8wjdcq71vh9

 

Postado em _Slider, Sociedade Ativa