Hospital Eduardo Rabelo em Senador Augusto de Vasconcelos ganhará salão permanente do Hemorio

Encurtar a distância entre os doadores e o segundo maior hemocentro do país e também possibilitar que mais vidas sejam salvas. Foi pensando nisso que o Governo do Estado anunciou, durante a campanha Junho Vermelho, que a zona oeste da capital vai receber, ainda este ano, um salão permanente do Hemorio. Coordenado pela Fundação de Saúde (FS), a unidade recebeu, recentemente, R$ 5 milhões em investimentos em melhorias e equipamentos.

O posto avançado permanente vai funcionar no Hospital Eduardo Rabelo, em Senador Augusto de Vasconcelos.

Poltronas novas e equipamentos modernizados

Os investimentos na modernização de equipamentos do Hemorio foram realizados, em 2022, por meio da Fundação de Saúde do Governo do Estado. Foram adquiridas novas poltronas de doação, que possibilitou ampliar as coletas e dar mais conforto ao doador; além de máquinas para realização ultrarrápida de hemocultura, kits para inativação de patógenos em plaquetas e plasma, citômetro de fluxo para provas de compatibilidade pré-transplantes de órgãos, entre outros equipamentos. 

O Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Atualmente, atende a mais de 200 unidades. Anualmente, o Instituto tem capacidade de coletar mais de 100 mil bolsas de sangue. Mas, constantemente, os estoques precisam de reposição, o que depende do gesto solidário dos cidadãos.

 

Postado em _Slider, Noticias, Saúde