Hoje é dia “Observação do Céu” no Planetário da Gávea no de Santa Cruz não

Astrônomos do Planetário da Gávea realizam, nesta quarta-feira (31/08), às 18h30, nova edição do projeto “Observação do Céu”, com identificação de astros e estrelas. A entrada é franca, mas haverá distribuição de senha meia hora antes da atividade.
A observação do céu acontece toda quarta-feira na Praça dos Telescópios, a não ser que as condições climáticas estejam desfavoráveis ou seja feriado neste dia.
Mais informações sobre esta e outras atividades oferecidas no local podem ser obtidas pelo telefone 2274-0046. O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, perto da PUC-Rio.

Planetário da Gávea tem biblioteca aberta ao público de segunda a sexta

O Planetário da Gávea abre ao público a sua biblioteca Giordano Bruno para consulta gratuita de livros sobre astronomia e ciências afins. De segunda a sexta, das 10h às 17h, os interessados podem ampliar seus conhecimentos.

Pelos telefones 2274-0046 e 2274-0096, o Planetário dá mais informações sobre seu acervo literário e a programação durante a semana, com observação do céu também gratuita, as quartas-feiras, mas que depende das condições meteorológicas.
Planetário de Santa só atende ao público escolar e de forma precária

O Planetário de Santa Cruz, embora localizado na Cidade das Crianças que está a cargo da Secretaria Municipal de Educação, é  administrado pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro que não dá o mesmo tratamento dado ao Planetário da Gávea que tem uma produção variada e atualizada.

O Planetário de Santa Cruz está em pleno funcionamento, mas suas atividades são dedicadas às escolas, e se limitam a visitas agendadas ao local de segunda a sexta. No espaço, estão disponíveis para os alunos as exposições “Astronomia na Escola”, “Sistema Solar” e “14 Bis”, além de Sessões de Cúpula, com as projeções dos filmes “Patrulha Zula” e “Universo”, produções americanas, e “A Janela Mágica”, produzido pela própria Fundação Planetário. Essa programação está em cartaz há vários e muitos ainda não puderam conhecer, pois as vagas para agendamento escolar encontram-se quase sempre próximas à lotação.  Diante da grande demanda a administração se esforça para atender ao público espontâneo, sem êxito. As visitas são realizadas para grupos, mediante agendamento prévio. A população local reclama a falta de atenção e acusa a direção do Planetário de Santa Cruz de omissão.

Postado em Educação