Estação Maria Tereza agoniza em Campo Grande

A Estação do BRT-TRANSOESTE Maria Tereza, construída no encontro da Estrada do Monteiro com a Avenida Cesário de Melo, em Campo Grande-centro-, vai ser demolida. A informação partiu de lideranças locais que tem acesso ao poder executivo municipal. Entretanto, a 18ª Administração Regional de Campo Grande não retornou nossas ligações ou respondeu nossos e-mails confirmando o fato. Só a Subprefeitura da Zona Oeste confirmou a informação, mas não deu detalhes, alegando que quem os tinha era a 18ª Administração Regional. A Secretaria Municipal de Obras nos redirecionou para a Secretaria Municipal de Transportes que também não respondeu nosso e-mail.

A dificuldade para esclarecer o assunto deve estar ligada ao fato de que o Projeto de construção do Sistema BRT Transoeste foi executado quase sem planejamento e com diversos erros técnicos, causando graves prejuízos ao erário público e a economia local, sem apontar responsabilidades. O último grande erro que ainda não foi esclarecido é o da Estação Maria Tereza.  A primeira estação do sistema BRT no centro do bairro começou a ser erguida na Rua Engenheiro Trindade, junto a Praça Raul Boaventura, e logo depois foi desmanchada sem explicações; outra estação começou a ser construída na Avenida Cesário de Melo, em frente à Rua Coronel Agostinho (Calçadão) e, apesar do grito geral da comunidade e autoridades local, precisou a intervenção do 13º Grupamento de Bombeiros Militares em Campo Grande para a obra ser interrompida. Outras estações do sistema foram construídas sem critérios de avaliação de localização ideal, e pela falta de público servem de pontos de carona e/ou local de assaltos.

Lideranças locais acostumadas a receber com freqüência o prefeito Eduardo Paes e o seu então secretário de transportes Carlos Osório em eventos da Associação Comercial de Campo Grande, lamentam a falta de reciprocidade dos mesmos que não conseguiram dar a devida atenção para o caso. Muitos deles apontam o Metrô de superfície como solução ideal para o transporte de massa na Zona Oeste.

 

Postado em _Destaque, Obras