Escola olímpica de Pedra de Guaratiba recebe material esportivo do COB

Na última quinta-feira, 28/3, a Escola Municipal Emma D’Ávila de Camillis, em Pedra de Guaratiba, recebeu o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a doação de equipamentos esportivos. O material entregue pelo COB irá incrementar as atividades da unidade que se tornou, em fevereiro, uma Escola Municipal Olímpica Carioca (EMOC). O projeto da SME em parceria com o Comitê beneficia alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) utilizando a metodologia do Transforma, programa de promoção de valores olímpicos.

A entrega foi realizada na presença da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Heloísa Sermud Braz; do diretor geral do COB, Rogério Sampaio; da subsecretária de Ensino, Maria Helena dos Santos Prazeres; da professora Maria das Graças Müller, coordenadora da 10ª CRE; do assessor da Secretaria Municipal de Educação José Edmilson; dos diretores; professores e alunos da escola.

 

Para Heloísa Sermud Braz, chefe de gabinete da SME, a metodologia do Transforma aliada aos materiais recebidos irá melhorar a vida dos estudantes. “Esse projeto e material vai transformar a escola e impulsionar a prática esportiva na unidade. É uma vitória dos nossos alunos”.

A escola recebeu bolas de diferentes esportes, raquetes e petecas de badminton, arcos, uniformes, colchonetes, entre outros diversos itens. Na ocasião, também foi fixada a placa comemorativa “O Transforma está presente nesta escola”, que identifica a participação do programa na unidade da SME.

“Esta doação representa não só o apoio à prática esportiva como às diversas outras atividades da escola. Estamos certos que o esporte é um valioso instrumento de educação e de inclusão social. Ele traz benefícios para a saúde e proporciona a vivência de valores e comportamentos positivos, que valem para todos nós, em todos os aspectos das nossas vidas, como disciplina e determinação”, afirmou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.

Para aderir ao novo modelo pedagógico, professores de todas as disciplinas, coordenadores, monitores, além da direção, estão sendo capacitados pelo Transforma.

O grafiteiro e artista Pandro Nobã levou arte para a garotada, que pintou com ele os Valores Olímpicos nas paredes internas do prédio escolar.

Como funciona a capacitação dos professores na metodologia Transforma

O COB oferece dois cursos a distância para a equipe escolar: o de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos, e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), voltado para professores de Educação Física que trabalham com crianças de 5 a 11 anos.

O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já o CIEVO compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças. As modalidades incialmente abordadas são atletismo, ginástica artística, natação e judô.

O conteúdo do Transforma tem relação direta com a BNCC, documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.

Para participar, os educadores se cadastraram na plataforma Transforma, onde têm acesso e todo o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico. Além disso, periodicamente são realizadas ações presenciais com os professores e com os alunos.

Postado em _Slider, Educação, Noticias