Escola municipal de Campo Grande – Barbante – inaugura Espaço de Integração Digital

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou um Espaço de Integração Digital na Escola Municipal Medalhista Olímpico Diego Hypólito, em Campo Grande, para dar suporte a alunos que têm dificuldades para acessar a internet em casa. Eles agora podem agendar um horário para usar os computadores da unidade escolar e acessar as atividades nas diversas plataformas digitais disponibilizadas pela SME aos 641 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.

A ideia de criar um ambiente digital para os alunos estudarem durante o período de suspensão das aulas partiu do diretor da escola, Carlos Eduardo Silva Jascone, mais conhecido como Cadu. Ele fez um projeto e apresentou à secretária Municipal de Educação, Talma Romero Suane, que na mesma hora determinou que os equipamentos fossem instalados na unidade.

– No ano passado, a gente passou a contar com o wifi instalado pela Prefeitura. Como grande parte dos nossos alunos mora na comunidade do Barbante e não tem internet em casa, resolvi fazer essa proposta para a nossa secretária de Educação. Fiquei muito feliz em ver a sala de informática montada, com os alunos estudando – vibra Cadu, que é professor de Ciências por formação e está há 15 anos no magistério.

O diretor explica que a escola segue os protocolos da Vigilância Sanitária. Os alunos respeitam a distância entre eles, usam máscaras e álcool em gel na higienização das mãos. Para evitar aglomeração, são 10 vagas no turno da manhã e outras 10 à tarde. O agendamento é feito pelos responsáveis, que escolhem dia e horário para o filho fazer as tarefas. Por meio dos computadores, os estudantes podem acessar o aplicativo Escola.Rio e a plataforma de estudos SME Carioca 2020, a plataforma Microsoft Teams ou o canal da SME no Youtube, entre outros. Além disso, um agente educador está sempre a postos para tirar qualquer dúvida.

Aluno do 9º ano, João Cruz dos Santos, de 14 anos, ficou empolgado quando soube que poderia usar a sala de informática da escola. Ele conta que, em casa, tem que dividir o computador com outras cinco pessoas e a conexão com a internet sempre apresenta falhas.

– Estava muito curioso para conhecer este laboratório de informática. Aqui, eu posso matar a saudade dos amigos e fazer minhas tarefas com tranquilidade – explicou João, que aproveitou o tempo agendado na escola para fazer as atividades de Português.

O diretor Cadu já tem planos para quando for liberada a volta às aulas presenciais. Ele pretende instalar um número suficiente de computadores para todos os 160 alunos do 9º ano, o último antes do ingresso no Ensino Médio. A Escola Municipal Medalhista Olímpico Diego Hypólito tem 850 alunos, que estudam em tempo integral.

Compartilhe

Postado em _Slider, Educação