Escola Japão, em Santa Cruz, recebe programa educacional para estimular o desenvolvimento

Os alunos da Escola Municipal Japão, em Santa Cruz, ganharam mais um estímulo para o desenvolvimento escolar.  A partir de outubro, a escola passa a receber o Aula Extra, um programa de educação não formal, com foco em STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral do aluno. Mais de 70 estudantes, do 1º e 2º ano do ensino fundamental, foram selecionados para participar do programa que terá aulas diárias na parte da tarde.

Além do foco em STEM, o Aula Extra também oferecerá aulas de alfabetização, matemática, artes e recreação com jogos e atividades físicas. O programa utiliza metodologias ativas e vivenciais, incentivando o questionamento. A aprendizagem é baseada no desenvolvimento de projetos e em experiências.  “O Aula Extra promove um desenvolvimento de habilidades socioemocionais e um maior engajamento do aluno nas atividades curriculares. Um dos principais resultados é a melhoria na linguagem, no raciocínio lógico-matemático e nas relações interpessoais”, explica Fernanda Candeias, Gerente de Relações com a Comunidade da Ternium.

Para adaptar a Escola Municipal Japão à metodologia do Aula Extra, a Ternium investiu R$ 1,1 milhão para reformar as salas, comprar equipamentos, contratar e treinar a equipe de profissionais dedicados ao programa.  A escola, localizada em frente à siderúrgica, foi a primeira a participar do projeto “Voluntários em Ação” e teve uma reforma completa realizada pela Ternium, em 2018.  O colégio, inaugurado na década de 50, fica na Avenida João XXIII, Santa Cruz.

O Programa Aula Extra é desenvolvido pelas empresas do grupo Techint, do qual a Ternium faz parte, e conta com mais 1.700 alunos, de 11 escolas, em sete países. No Brasil, a Tenaris realiza o programa em Pindamonhangaba (SP), onde sua fábrica está localizada, desde 2014.  Mais de 500 alunos já participaram do Aula Extra na cidade.

Sobre a Ternium

A Ternium é a maior siderúrgica da América Latina e, desde 2017, opera o maior centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação que atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa.  A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.  A Ternium investe mais de R$ 10 milhões por ano no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 9 mil pessoas diretamente.

Postado em _Slider, Educação, Grátis