Escola é parceira no plantio de mil árvores em Realengo: diretora Martha apóia a iniciativa

O bairro de Realengo, na Zona Oeste, vai ficar mais fresco e arborizado após receber o plantio de mil árvores pelo projeto “O Rio Planta, Eu Cuido”, desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), que plantou as mudas durante três meses na região.

“O Rio Planta, Eu Cuido” tem como objetivo arborizar os bairros cariocas com o apoio da comunidade beneficiada e em parceria com as escolas da Rede Municipal.

– Nossa proposta é desenvolver a consciência ambiental da população para que ela aceite e cuide dos plantios realizados no seu bairro pelo projeto, formando verdadeiros agentes multiplicadores em prol do Meio Ambiente. Os moradores tinham medo de que as árvores deixassem as ruas escuras ou que danificasse as calçadas. Mas o trabalho de educação ambiental que é feito junto à comunidade esclarece esses questionamentos e faz o morador perceber a importância do plantio –  explica a diretora de arborização da FPJ, Natacha Kede.

Um dos parceiros da prefeitura no plantio em Realengo foi o Exército, através do Coronel Álvaro, da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, que sinalizou a vontade de receber o projeto no bairro:

– Soubemos que a FPJ vinha desenvolvendo “O Rio Planta, Eu Cuido” em vários outros lugares e nos colocamos à disposição para participar e ajudar. Mas, pensamos que seria algo de menor proporção. Realengo é um bairro muito quente. Essa arborização é muito importante e bem-vinda. Além de embelezar o bairro, vai ajudar a refrescar a região. Isso é qualidade de vida. Daqui a cinco anos, Realengo estará muito bonita, verde e mais florida – comemora o Cel. Álvaro.

Para a diretora da Escola Municipal Coronel Corsino do Amarante, Martha Nogueira, o projeto foi um grande presente para a comunidade:

– Esse ano, o projeto pedagógico trabalhado em nossa escola se chama “De Mãos Dadas com a Vida e a favor da paz”. Nesse sentido, teve tudo a ver participar do projeto “O Rio Planta, Eu Cuido”. Uma cidade mais arborizada significa melhor qualidade de vida para todo mundo. E foi muito positivo perceber a empolgação e o envolvimento das crianças. Elas adoraram. E, como plantamos na rua em frente à nossa escola, elas apadrinharam as árvores que plantaram e cuidam delas. Eu cobro mesmo. Pergunto a elas: e aí, já regaram a árvore de vocês essa semana? Esse envolvimento é muito bom e ajuda a fazer com que entendam a importância de se preservar a natureza e o meio ambiente de um modo geral.

“O Rio Planta, Eu Cuido” completou 1 ano em março e foi implantado em diversas partes da cidade, alcançando um total de 15 bairros e mais de 3.300 novas mudas de árvores plantadas em toda a cidade. Entre os bairros beneficiados estão: Méier; Jardim América; Tijuca; Pavuna; Santa Teresa; Grajaú; Catete; Ilha do Governador; Sepetiba e Flamengo.

 

Postado em _Destaque, Educação