Eliseu Kesller e Edson Zanata discutiram os direitos da pessoa com deficiência

A Câmara do Rio realizou Audiência Pública, nesta terça-feira (15/09), por iniciativa da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, para discutir a Lei Federal n° 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e o direito à acessibilidade, comunicação e informação.

O vereador Eliseu Kessler (PSD) ressaltou a importância do acesso à informação e tecnologia para garantir a cidadania de todos. “O direito somente pode ser reconhecido como tal quando assegura a igualdade entre todos. Esta Comissão não medirá esforços para lutar pelo direito de todos nós, ” afirmou.

Para o vereador Edson Zanata (PT), mesmo em obras públicas do Poder Executivo e nas construções de prédios públicos, ainda são necessárias reformas para atender pessoas com necessidades especiais.

Representando o secretário municipal de Ciência e Tecnologia Franklin Dias Coelho, a assessora Maria Helena Cautiero Horta Jardim destacou a importância da tecnologia para garantir a acessibilidade, citando os cursos à distância como forma de facilitar a capacitação daqueles que têm dificuldades na locomoção.

O vereador Eliseu Kessler fez questão de homenagear os jogadores de Futebol em Cadeira de Rodas do Clube Novo Ser, que participaram da Copa Libertadores da América de Power Soccer. Também foi homenageado o presidente do Projeto Praia para Todos, Ricardo Gonzalez, por sua iniciativa ao facilitar o acesso à praia. A ideia permitiu aos deficientes experimentar, novamente, a alegria do lazer e do convívio social.

 

Postado em Lideranças, Noticias