Distrito Industrial de Campo Grande garante o futuro do bairro-Cidade

O Distrito Industrial de Campo Grande está situado no km 43 da Avenida Brasil, no Bairro – Cidade de Campo Grande, numa área de 2,5 milhões de metros quadrados, a poucos metros da Avenida Brasil e perto de pontos estratégicos de logística como o Porto de Itaguaí, a Via Dutra e Arco Metropolitano.
Milhares de pessoas acessam diariamente o distrito para trabalhar nas quase quarenta empresas ali instaladas, ou visita-las na condição de fornecedores de produtos e/ou prestadores de serviços, ou ainda, clientes.
A qualidade dos produtos e serviços ali oferecidos atraem consumidores de todo o país e do exterior em busca de tecnologia de ponta e oportunidades diversas de negócios.

O Distrito Industrial de Campo Grande é peça chave para a solução de problemas recém criados, como o desenvolvimento regional sem o devido planejamento, ancorado no assédio da indústria da construção civil, que vem impactando significativamente, de forma negativa, o equilíbrio da oferta e procura por bens e serviços na região.
Seu potencial de crescimento e desenvolvimento, se bem explorado pela Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro -, poderá garantir trabalho e renda para uma população local que cresce assustadoramente sem oportunidades.
Ciência, Tecnologia e Inovação brotam nas atividades do Distrito e podem ser cultivadas. A UEZO – Universidade Estadual da Zona Oeste é uma parceira natural na questão.

Entre as várias plantas instaladas no complexo industrial podemos citar a
empresa Cogumelo, há mais de 40 anos superando as expectativas de seus mais de 5000 clientes, fornecendo produtos e serviços em materiais compósitos. É líder no setor e pioneira no Brasil no processo manufatureiro da pultrusão, viabilizando a fabricação de produtos inéditos no país como as escadas de fibra-de-vidro (1993) e perfis estruturais em resina fenólica, resistentes a condições críticas de corrosão e fogo;

a Guaracamp com uma experiência de quase vinte anos, é uma das maiores da América latina no setor de bebidas, graças ao maquinário de última geração e rigoroso processo de qualidade. A sustentabilidade é uma das preocupações da empresa que já consquistou a autossuficiência na produção e distribuição dos seus produtos. Investimentos na construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes que trabalha os resíduos gerados na indústria, atingindo um excelente grau de pureza, devolvendo depois para o meio ambiente sem comprometer seus recursos naturais, preservando, assim, o que há de mais importante, a vida, é um dos exemplos da cultura da sustentabilidade implantada na empresa.
A fábrica também possui uma estação própria de tratamento contínuo da água aplicada no processo de produção.
O “Top Prêmio BGA da Indústria & Alimentação”, da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro, entre outros, reconheceu e premiou o processo;

há quase 60 anos o Grupo Combustol & Metalpó vem se destacando nos mercados onde atua, tendo a qualidade como seu objetivo principal. O Grupo ocupa uma área de 30.000 m² de terreno e 20.000 m² de área construída e conta com uma equipe de mais de 500 pessoas. 

A Metalpó surgiu como uma divisão da Combustol, atualmente é uma das principais fabricantes de pós atomizados e peças sinterizadas do Brasil e atende a diversos tipos de indústria, tais como: metalúrgica, automobilística, mecânica, elétrica, eletrônica, agrícola, etc., além de exportar seus produtos para vários países.
Desde o início de suas atividades a Metalpó vem estabelecendo parcerias pontuais no desenvolvimento de novos produtos, acumulando Know-how em sua área de atuação. 
Uma das responsáveis pela introdução e divulgação da metalurgia do pó no mercado brasileiro, a Metalpó é hoje uma empresa reconhecida internacionalmente e oferece seus produtos para exigentes mercados como  América do Norte, América do Sul, Europa, China e Indonésia.

A Combustol, criada em 1959, é uma das maiores empresas nacionais de fornos industriais, produz e exporta equipamentos da mais alta confiabilidade. Cresceu rapidamente com o desenvolvimento de tecnologia própria e também através de acordos de cooperação técnica firmados com empresas dos Estados Unidos, Europa e Japão.
A empresa foi capaz de crescer rapidamente, como resultado do desenvolvimento de tecnologia própria e também pela entrada de acordos de cooperação técnica com empresas sediadas nos EUA., Europa e Japão;
 
a WS de Campo Grande Moldes e Peças Plásticas é uma indústria de transformação de plásticos que atua no mercado nacional desde 1993, sendo referência em terceirização de serviços. Possui ferramentaria preparada para desenvolver projetos desde a idéia inicial até o produto final, fornecendo serviços para conceituados clientes que exigem alto grau de precisão de medidas e acabamentos especiais. Empregando seus conhecimentos com termoplásticos e compromissada em oferecer produtos de qualidade com atendimento diferenciado, a WS criou suas linhas de produtos: Ventiladores de teto, Caixaria para acondicionamento e transporte de alimentos, Antenas com recepção de sinal digital, Sistema de nivelamento de revestimentos e também sua linha de Utilidades;

a EMBRAVAL foi fundada em 1979 no bairro de Vista Alegre na cidade do Rio de Janeiro, inicialmente como uma empresa comercial especializada em válvulas e conexões industriais. Na época, visando o atendimento rápido a seus clientes, a Embraval deu início a um projeto de estocagem que englobava os tipos de válvulas e conexões industriais mais procuradas e também alguns tipos específicos de válvulas industriais que no mercado possuíam prazo de entrega muito longo. Com esta estratégia, a empresa adquiriu um ritmo de crescimento expressivo e em 1983, a fim de dar continuidade a seu projeto de estocagem, a empresa se transferiu para um local maior com 1.800 m² de área construída localizado no bairro de Vigário Geral na cidade do Rio de Janeiro. Em 1985, já no distrito Industrial, foi dado início ao projeto de construção da indústria de válvulas industriais que se concretizou em 1988 com a inauguração da fábrica localizada em uma área de 40.000 m² com 3.000 m² de área construída no Distrito Industrial de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro.
Atualmente, a Embraval conta com parque fabril de 40.000 m2, com uma área construída de mais de 6.000 m² onde projeta, desenvolve e fabrica seus produtos, executa serviços e mantém um estoque diversificado que está em conformidade com normas nacionais e internacionais.

a AVVA Química é uma empresa com vocação à inovação tecnológica e ao pioneirismo no panorama químico industrial brasileiro. Fundada em 2008, instalou a sua unidade fabril no Distrito Industrial.
A empresa se destaca como inovadora em processos e tem como proposta produzir produtos de qualidade a baixos custos, com isso busca parcerias prolongadas com seus fornecedores e clientes. É fabricantes de produtos químicos para tratamento de efluentes, afluentes, águas industriais, indústria cosmética e indústria;

a Enquipetro Indústria Mecânica vem desde 1994 produzindo soluções nas áreas de meio ambiente, celulose / papel, petroquímica, siderurgia e mineração entre outras.
Sua finalidade é oferecer aos seus clientes soluções completas para  fabricação, montagem, instalação e reparo de peças e equipamentos, prestando serviços para diversas áreas da indústria como siderúrgica, petroquímica, automobilística e de meio ambiente, visando sempre atender com a máxima eficiência e qualidade, buscando a plena satisfação e fidelização de seus clientes e parceiros;

a Denge Engenharia tem como objeto predominante a prestação de serviços de consultoria de engenharia elétrica e mecânica e marca sua atuação no apoio aos empreendimentos para execução de projetos industriais e projetos de hidrelétricas, dando ênfase especial para projetos e fabricação de equipamentos principais.
Para consecução de seus objetivos, a Denge dispõe de uma vasta experiência na área de desenvolvimento para equipamentos e sistemas auxiliares elétricos e mecânicos em vários empreendimentos executados e em execução.
Em auxilio as atividades, possui ampla instalação fabril se permitindo atender o fornecimento de equipamentos hidromecânicos e de levantamento, sendo todas as principais atividades fabris executadas e supervisionadas.

Outros segmentos da indústria e serviços estão representados no Distrito Industrial de Campo Grande e constituem uma base sólida capaz de sustentar o desenvolvimento socio-econômico da região – Cimento Mizu, Hermes, Gerdau, Tecnosonda, Refrigerantes Convenção, entre outras.

Postado em _Slider, Economia