Crivella e Marcelino inauguram Clinica da Família em Realengo – Periquito

Os moradores de Realengo, na Zona Oeste, começaram a semana com uma ótima notícia: foi inaugurada, no Campo do Periquito, a Clínica da Família Romulo Carlos Teixeira. Com a nova unidade, a Prefeitura do Rio beneficiará mais de 35 mil pessoas da região com mais de quatro mil consultas médicas por mês, além dos demais procedimentos.

-Fico muito feliz de inaugurar essa clínica. Ao conversar com a equipe médica eu falei: ‘Vocês serão a esperança desse povo, essas pessoas que virão aqui procurar ajuda na hora da dor’ – disse o prefeito Marcelo Crivella, que participou da inauguração ao lado do vereador Marcelino D’Almeida.

A nova Clínica da Família conta com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. São oito médicos, oito enfermeiros, oito técnicos de enfermagem, 40 agentes comunitários de saúde, três cirurgiões dentistas, três auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico e dois oficiais de farmácia, além de pessoal administrativo.

O secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos, lembrou que essa é a terceira Clínica de Família inaugurada pela prefeitura nos últimos dois meses. As outras foram abertas em Paciência e Santíssimo.

– Mais do que tratar uma doença é importante a gente fazer a prevenção, a profilaxia. Os pacientes podem ter a certeza que serão muito bem acolhidos e atendidos aqui nessa unidade – afirmou o secretário.

A unidade de Realengo dispõe de oito consultórios, salas de procedimentos/coleta, de curativos, de imunização, de saúde bucal, de esterilização, de raios-x e ultrassonografia, farmácia e almoxarifado. Estão incluídos na carteira de serviços da clínica consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar e vigilância em saúde.

Pensionista do Estado, Maria Fátima de Souza, de 63 anos, costuma fazer um trabalho voluntário em que ajuda os moradores das comunidades de Realengo. Ela comemorou a abertura de mais uma clínica de família no bairro:

– Esse terreno era um matagal. A construção dessa clínica foi muito boa para a comunidade. Os profissionais daqui são excelentes, muito atenciosos. Além de remédio, eles me dão até o material para fazer curativos.

O nome da nova unidade é uma homenagem a Romulo Carlos Teixeira, líder comunitário da região falecido em 2009.

Com a nova clínica, a região, que tem mais de 670 mil habitantes, passa a contar com 83,8% de cobertura de Saúde da Família, oferecida em 15 Clínicas da Família, 11 Centros Municipais de Saúde e uma policlínica.

Postado em _Slider, Noticias