Concurso prepara e premia aluno e professora de Campo Grande: o Conselheiro José Maurício entregou a premiação

Na sexta-feira (11/12), no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, localizado no Centro do Rio de Janeiro, foram entregues os prêmios do Concurso “Contando com o TCE”. O projeto busca utilizar o conhecimento, a inovação e a educação para conscientizar cidadãos sobre a organização e as atribuições do TCE-RJ, instituição pública de controle externo responsável por zelar pelo patrimônio público e fiscalizar a aplicação dos recursos. A proposta foi desenvolver nos estudantes o sentimento de que todos podem ser agentes de transformação para a promoção da justiça social.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho Junior, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do projeto, destacando que os participantes, agora, tem Carta Branca do Tribunal de Contas do Estado.

– Esse projeto é a menina dos meus olhos e quero agradecer aos membros da mesa, aos diretores, professores e alunos que abraçaram com entusiasmo o projeto, desde o seu lançamento. O projeto surgiu para divulgar o TCE-RJ, e os trabalhos apresentados mostram os resultados expressivos atingidos. Os alunos agora são colaboradores da casa e podem bater em nossa porta. Eles saem daqui mais preparados como cidadãos – disse.

Representando o secretário de Estado de Educação o chefe de Gabinete da Seeduc, Caio Castro Lima, destacou a importância da parceria da Seeduc com o TJ-RJ.

“Temos 1.290 escolas e 840 mil alunos. É um universo grande, e um projeto como esse proporciona o conhecimento necessário para reconhecer, expressar e encaminhar as denúncias ao Tribunal de Justiça do Estado. Os alunos devem perceber que o bem público é deles, e que cabe a eles cuidar desse bem, e levar esse conhecimento a suas famílias e a sociedade organizada local”– afirmou.

Hugo dos Santos Pereira, do Ciep 225 Mário Quintana, de Campo Grande, orientado pela professora Patrícia Siqueira, conquistou o 3º lugar no concurso.

Os três primeiros colocados e as professoras orientadoras dos trabalhos vencedores ganharam tablets de 10 e 7 polegadas e máquinas fotográficas digitais. Os trabalhos classificados entre o 4º e o 12º lugares receberam menções honrosas.

Foram, ainda, apresentados vídeos de uma história em quadrinhos em formato de cinema, feita por Hugo Pereira; do ‘Rap da Cidadania Escolar’, composto e cantado por Sara Oliveira, e do vídeo ‘ O TCE em sua vida’ de Danilo Santos, 1º colocado no concurso.

 

No hall de entrada do auditório, foram expostos os 36 trabalhos selecionados entre os melhores do concurso.

 

Postado em _Slider, Educação