Claudete Capella assumiu a OAB Bangu

A OAB Bangu – 31a Subseção – tem uma presidenta desde o dia primeiro de Janeiro. Claudete Capella do Valle fez história ganhando a eleição e se tornando a primeira mulher presidenta na história da instituição.
A advogada iniciou sua trajetória institucional em 2014 quando presidiu uma das comissão da 31a Subseção. A consolidação da advogada classista se deu dois anos após, quando se destacou como uma forte liderança no “Movimento dos Advogados Unidos”, surgido em Niterói, que defendia o fim do mero aborrecimento e das prerrogativas do advogado.
“A presidência da OAB Bangu foi consequência de toda essa experiência adquirida na luta pelas prerrogativas da classe, quando tive a oportunidade de interagir com diversos organismos, obtive vitórias importantes com o apoio de colegas e autoridades do direito, e aprendi a conciliar o tempo do escritório com o da causa”, analisou Claudete Capella.
A nova direção da 31a Subseção tem a presidência de Claudete Capella do Valle; a vice-presidência do advogado Hugo Novaes; a Secretaria Geral da advogada Natália Azevedo; a Secretaria Adjunta do advogado Filipe Luiz e a Tesouraria da advogada Fabiana azevedo, além dos 54 conselheiros deliberativos.
Segundo a Dra. Claudete Capella, sua principal promessa de campanha foi fazer uma gestão participativa, e ela, a presidenta, será simplesmente a ferramenta dos advogados e de sua equipe diretiva.
“Melhorar a relação com o judiciário será o nosso grande desafio. Esse tema ainda não foi debatido, acho que seremos pioneiros pois ninguém ainda trouxe essa discussão. Posso falar com propriedade pois sofri na pele essa distância entre o advogado e o judiciário que é insensível ao advogado”, diz a presidenta. “Preciso debater também a injusta marginalização do advogado, principalmente dos criminalistas que são acusados de tudo, quando todas as profissões tem bons e maus profissionais e não sofrem esse tipo de assédio. Preciso mostrar para o advogado a importância e amplitude da sua função que é social também, e vai além dos honorários; que ele ganha importância e responsabilidade social quando livra alguém da prisão, quando ajuda alguém a recuperar um bem perdido, roubado, ou simplesmente quando emite sua opinião “, concluiu.
“Não desista do seu sonho de mudar o Brasil, começamos pela OAB Bangu , mas vamos em frente, nossa missão é muito maior, envolve nosso bairro, nossa cidade, nosso país. Nós conhecemos os direitos sociais e sabemos fazer justiça”, acrescentou a presidenta.
Na esfera social a OAB Bangu vai promover a aproximação com as entidades representativas da região. A Associação Empresarial da região de Bangu – ACERB – e o Conselho Comunitário de Segurança, órgão dirigido pelo Comandante do Batalhão e pelo Delegado, além das escolas públicas, são exemplos. “A OAB vai à escola e a OAB vai à comunidade são projetos que estamos elaborando, isso é a humanização da OAB”, disse Claudete Capella.

Postado em _Destaque, OAB