CE Erich Walter Heine em Santa Cruz forma sua primeira turma

Nesta sexta-feira (20/12), foi realizada a formatura da primeira turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Erich Walter Heine. Os 180 alunos receberam o diploma de técnico em Administração. Na abertura da cerimônia, o diretor da unidade, Valnei Alexandre da Fonseca, destacou a importância deste momento para a vida profissional dos estudantes.

 – O dia de hoje marca o fim de uma trajetória e o início de um novo ciclo. A conclusão de um curso é a celebração de uma grande conquista. Hoje, vocês já não são mais os mesmos de três anos atrás. O meu desejo é que este seja apenas o primeiro passo de um caminho brilhante que vocês trilharão – disse o diretor.

 A coordenadora do Programa Dupla Escola, Maria Aparecida Jacomelli, ressaltou o sucesso do método de ensino adotado na unidade.

– Essa formatura confirma o compromisso da Seeduc com a educação pública de qualidade. O principal objetivo do Dupla Escola é transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno. Hoje, vocês saem daqui capacitados para o mercado de trabalho, mas tenham consciência de que o investimento nos estudos é fundamental para um futuro de sucesso – ressaltou.

 A aluna Rayle Ezequiel, uma das formandas, já faz planos para o futuro.

 – Quando entrei na escola, foi tudo muito novo. Não tinha uma linha traçada de como seria o ensino, mas ao longo desses três anos aprendi coisas que vou levar para toda a vida. Pretendo me especializar em Contabilidade – destacou a aluna.

 A professora de Matemática Cristiane Jansen, escolhida paraninfa pela turma 3001, parabenizou o grupo.

 – Esta data certamente será marcante em nossas vidas. Estou feliz em ver o desempenho de cada um e de ter contribuído para esse sucesso. Hoje, vocês concluem o Ensino Médio, mas a jornada é longa. Que a motivação de vocês seja infinita. Desejo uma vida plena de realização a todos – disse Cristiane Jansen.

Primeira escola sustentável da América Latina

Na ocasião, o diretor de sustentabilidade da ThyssenKrupp CSA, Luiz Cláudio Castro, e a coordenadora do Programa Dupla Escola, Maria Aparecida Jacomelli, realizaram o descerramento da placa de certificação de primeira escola totalmente sustentável da América Latina. A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) foi concedida pela entidade internacional ‘Green Building Council’.

Inaugurado em 2011, O CE Erich Walter Heine passou por uma série de inspeções depois da inauguração, que atestaram a eficácia das mais de 50 medidas adotadas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética.

Utilização de lâmpadas led, que apagam assim que as salas são liberadas; reutilização da água da chuva para uso em banheiros, hortas e jardins; telhados que reduzem o calor e os custos de refrigeração; espaço de reciclagem e piscina adaptada são algumas dessas medidas. Foram investidos R$16 milhões na construção com aplicação desses conceitos e uso de materiais ecologicamente corretos.

Outro destaque é o “ecotelhado”, usado como espaço de aprendizagem, que conta com uma vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água da chuva. O estacionamento tem a tecnologia ecopavimento – material permeável de grelhas de plástico reciclado que permite a passagem de água e ar, evitando bolsões de água – e a borda da piscina é de material que reduz absorção de calor.

A unidade possui ainda laboratórios de Informática, Bioquímica, Artes e de Administração, biblioteca e piscina, além de ser totalmente adaptada para receber alunos com necessidades especiais, com portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e orientações em braile.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Educação