Campo Grande espera por uma Unidade de Ordem Pública : na Rua Gramado, os invasores das calçadas de hoje, pedirão indenização amanhã

Lideranças políticas e empresariais da Zona Oeste, em particular Campo Grande, estão cobrando do prefeito Eduardo Paes mais atenção para a questão do ordenamento urbano. Segundo eles, o voto da região garantiu a vitória dele que, agora, não está dando a devida atenção a problemas como mobilidade urbana e segurança.

Segundo o político e empresário José Augusto Monamie, o prefeito deveria implantar em Campo Grande uma Unidade de Ordem Pública para garantir o direito de ir e vir das pessoas e a boa relação entre os camelôs oficiais, os comerciantes e a população, que precisam ser orientados e cobrados.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) deu início, em abril de 2011, à implantação das Unidades de Ordem Pública (UOPs) na cidade do Rio e se esqueceu de Campo Grande, Bangu e Santa Cruz, locais de grande movimento e alto índice de ocorrências. A partir da reformulação do treinamento da Guarda Municipal, os agentes que atuam nas UOP’s estão capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos de cada região.

Jorge Mauro no Calçadão de Cpo Gde
Monamie, José Mauro e Manhães em visita ao calçadão de Campo Grande

Os guardas municipais trabalham em turnos, garantindo patrulhamento 24 horas por dia, sete dias por semana, para coibir irregularidades como estacionamento irregular, excesso de mesas e cadeiras nas calçadas, ambulantes sem licença, entre outras ações que venham a ferir o Código de Posturas e a Legislação do Município. Todas as equipes das UOP’s estão equipadas com rádios transmissores e palmtops (computadores de mão), acoplados a mini impressoras, onde as irregularidades são registradas e transmitidas imediatamente para uma central de controle da Guarda Municipal, além de contarem com viaturas, motos, bicicletas, cães treinados e equipamentos não-letais. Não há rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área, destacou Monamie.

 

Postado em _Slider, Cidade