Campanha de vacinação antirrábica será concluída neste sábado, na Zona Oeste

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa) realiza, neste sábado (27/11), a quinta e última etapa da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. Os bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba serão os últimos contemplados, com mais de 80 postos de vacinação.

Iniciada em setembro, a campanha foi escalonada por bairros, divididos em cinco grupos, além da ilha de Paquetá. Nesta última fase, os postos funcionarão das 9h às 17h e a lista completa está disponível neste link. Mais de 423 mil cães e gatos já foram imunizados em toda a cidade.

 

– Estamos fechando a campanha deste ano com números muito positivos e é gratificante acompanhar a adesão do carioca, sempre atento à saúde do seu cão ou gato, como também de toda a família. Neste sábado, estaremos em bairros populosos e esperamos proteger ainda mais animais, ampliando a cobertura vacinal da cidade. Não há proteção melhor contra a raiva, uma doença sem cura e letal, do que a vacinação, e os imunizantes usados são muitos seguros e eficazes – afirmou o presidente do Ivisa, Rodrigo Prado.

 

Poderão ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade e adultos saudáveis, além daqueles que expiraram o ciclo de doze meses da última dose. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é a principal forma de prevenção e controle da raiva, uma doença sem cura, que não é notificada em cães e gatos no Município do Rio desde 1995 (26 anos) e, em humanos, desde 1986 (35 anos).

Além da campanha anual promovida pelo Ivisa, a vacinação antirrábica está disponível ao longo de todo ano no CCZ, em Santa Cruz, e no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, para garantir o cumprimento da recomendação da aplicação de uma dose de vacina a cada doze meses para cães e gatos domésticos.

Além dessa última etapa, um ponto extra está agendado para receber campanha de vacinação antirrábica, no dia 4 de dezembro: a comunidade Kelsons, na Vila da Penha. O ponto, em frente à Associação de Moradores, funcionará das 9h às 14h, ou até quando houver estoque de vacinas. Com isso, a Prefeitura do Rio conclui a imunização dos cães e gatos da cidade em 2021 abrangendo todas as áreas da cidade.

 

Postado em _Slider, Saúde