Atleta da Vila Olímpica de Vila Kennedy conquista bronze no Campeonato Pan-Americano de Base de Karatê no Chile

O atleta Derik de Freitas Barbosa, da Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho, em Vila Kennedy, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Base de Karatê. A competição foi realizada entre os dias 21 e 27 de agosto, na cidade de Santiago, no Chile. O resultado ajudou o Brasil a faturar o vice-campeonato Geral do Pan-Americano de Base 2023.
 – Temos muitos talentos em nossas Vilas Olímpicas e é um orgulho acompanhar o potencial deles e ver jovens, como o Derik, alcançarem resultados tão importantes em competições internacionais. Isso reforça ainda mais o quanto o investimento feito no esporte vale a pena – afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Morador de Campo Grande, Derik, incentivado por uma amiga, começou a lutar karatê em um projeto social da sua região com o professor Adam Ramos. O jovem de 19 anos gostou tanto do esporte que quando o projeto chegou ao fim, seguiu o professor e foi ter aulas na Vila Olímpica de Vila Kennedy, onde treina atualmente. Adam Ramos, que dá aulas há mais de cinco anos na Vila Olímpica, conta que mesmo nos momentos de dificuldade via o potencial do atleta.
 – Derik é um aluno que possui um histórico de lesões significativas, porém, isso nunca o afastou ou o impediu de sonhar. Ele tem se empenhado intensamente nos treinamentos comigo e com a nossa equipe e sempre percebi um notável crescimento nele, juntamente com um aumento de foco.
Esta foi a segunda competição internacional do jovem atleta. Em maio, Derik conquistou a medalha de bronze no Campeonato Sul-americano de Karatê, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. No Chile, ele disputou o primeiro campeonato fora do país e ganhou o bronze no Kumite Ind. Sub-21 Masculino -84 Kg. O atleta, que entrou este ano na seleção brasileira, conta que uma semana antes da competição luxou o dedo do pé, mas isso não o desanimou.
– A lesão me deu mais força ainda. Coloquei muito gelo, remédio, anti-inflamatório e deu certo. Também trabalhei muito o lado psicológico para essa competição e me senti bem, em casa. Foi uma experiência incrível. Desde pequeno eu sempre tive esse sonho de ser atleta e estar lá foi um sonho realizado.
O professor Adam Ramos ressaltou a conquista de seu pupilo.
– Viemos de um sul-americano, no qual ele conquistou a medalha de bronze, garantindo assim sua vaga neste pan-americano. Desta vez, infelizmente, não pude estar presente ao seu lado, algo que eu sempre me esforço para fazer, pois adoro assistir aos meus alunos lutando. No entanto, durante as aulas, sempre arranjávamos um tempo para acompanhar a sua performance, e os outros alunos também se envolviam. A conquista da medalha de bronze nos encheu de alegria, compartilhando junto com ele esse momento de felicidade.
Derik já está focado nas próximas competições. Em novembro, o atleta participará do campeonato brasileiro. Ele reforçou a importância da Vila Olímpica em sua jornada e busca ser um espelho pros demais alunos.
– A Vila Olímpica é muito importante pra mim. É a minha casa e transformou minha vida. Tento sempre representar da melhor maneira e mostrar aos outros alunos que é possível chegar lá. Quando eu era pequeno, via as coisas com uma barreira, pois não tinha condições e me perguntava como que eu ia fazer pra viajar, competir. Hoje, com toda a ajuda que tenho recebido, vejo que é possível.
Postado em _Slider, Amadores, Noticias