Associação Rural Guaratiba debate Agricultura Sustentável com autoridades e produtores rurais

A Associação Rural Guaratiba realizou na segunda feira 11/03/24, no sitio Burle Marx, em Guaratiba, o evento Agricultura Sustentável Guaratiba. André Teixeira, relações Institucionais da Associação Rural Guaratiba, apresentador do evento, lembrou do futuro mercado do produtor de Guaratiba que se avizinha.

O Secretário estadual de agricultura Flávio Ferreira –  1 ano de mandato – esteve presente. Discursou dizendo que também somos o “Rio do agro”, mostrando o potencial da produção do Rio. Disse ainda, que espera propostas da Zona Oeste, em especial de Guaratiba, que merecem atenção especial.

Claudia Storino, diretora do Sitio Burle Marx, local do evento, disponibilizou o sítio para a comunidade, em particular os produtores de plantas ornamentais, e fez um breve relato da trajetória do paisagista Roberto Burle Marx, seus ideais, seu trabalho e seus legados.

Vitor Paes Leme, presidente da Associação Rural Guaratiba, falou da produção local e seus reflexos em outros setores produtivos da região, e da sua importância para a Cidade do Rio de Janeiro. Confirmou o objetivo da Associação, que é  desenvolver o setor através da capacitação e das tecnologias disponíveis, produzir renda etc. Destacou ainda, o apoio do Sindicato dos Produtor Rural do Município do Rio de Janeiro, na pessoa de seu presidente Cláudio Baratta, de Fábio Soares da Coordenadoria de Agricultura Pecuária e Pesca e das lideranças da classe.

Nazaré Dias técnica do Projeto Florescer da Secretaria Estadual de Agricultura, apresentou aspectos produtivos, legais, financeiros, comerciais tributários e técnicos do projeto. Destacou que a floricultura da ilha de Guaratiba já emprega mais de 1000 pessoas e ofereceu palestrantes para debater as demandas do setor.

Marcelo, agente da Emater Campo Grande não discursou mas se colocou à disposição dos produtores.

Cláudio Teixeira, Gerente de Projetos Sustentáveis da Emater, apresentou a intenção de junto com a Rural Guaratiba, desenvolver sistemas de produção alimentar por intermédio do programa Quintais Alimentares, que tem as mulheres e os jovens como foco, pela identidade com o cuidar do lar e pela questão da sucessão, respectivamente.

Leonardo Vicente, Coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Agricultura, falou da prevenção às pragas, para não ter que usar agrotóxicos nocivos à saúde. Falou também, da nova lei regulatória que foi muito influenciada pela indústria. Dezenas de produtores de plantas ornamentais presentes fizeram perguntas e tiraram dúvidas.

Postado em _Slider, Economia, Noticias