Santa Cruz teve fiscalização do comércio em reforço aos bloqueios parciais, nesta quarta

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), fiscalizou nesta quarta-feira, 13/05, o comércio de Santa Cruz. A ação é em apoio aos bloqueios pontuais de vias no bairro, que figura entre os dez mais atendidos pelo Disk Aglomeração.

A operação começou pela manhã e contemplou o centro comercial da região, incluindo as ruas Senador Camará, Felipe Cardoso e Dom Pedro I. No bairro, os agentes encontraram a maioria das lojas fechadas (85) e contabilizaram 17 estabelecimentos essenciais (com funcionamento previsto em decreto) abertos. Um estabelecimento que vendia produtos não essenciais foi autuado e interditado por fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, da secretaria de Fazenda; e outros três foram autuados por exposição de mercadorias na calçada.

Na Rua Dom Pedro I, oito barracas deixadas em via pública foram desmontadas e recolhidas pela Comlurb, que removeu, ao todo, 700 kg de resíduos sólidos das ruas. Ainda como resultado da ação, foram apreendidos 950 quilos de frutas e legumes, e 140 acessórios de celular com ambulantes irregulares. O alimento perecível foi doado, conforme prevê a legislação. A instituição beneficiada foi a “A Minha Casa – Associação Civil de Amparo ao Menor”, em Campo Grande.

O serviço de dispersão de pessoas é baseado, principalmente, nos chamados feitos à Central 1746. No planejamento operacional, a prioridade é para demandas como aglomerações em estabelecimentos comerciais essenciais e em áreas públicas de lazer.

Órgãos – Coordenada pela Seop, a força-tarefa de fiscalização do comércio conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; Guarda Municipal; Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e Comlurb, além da Polícia Militar, quando necessário.

Compartilhe

Postado em _Slider, Meio Ambiente