Vigilância Sanitária alerta sobre consumo de alimentos e medicamentos em dias chuvosos

A Vigilância Sanitária alerta a população sobre consumo de alimentos e medicamentos em período chuvoso. Após enchentes e outros desastres naturais, deve-se prestar atenção em alimentos, bebidas, utensílios e medicamentos, potenciais alvos de contaminação durante enchentes.

Para reaproveitá-los e consumi-los é preciso seguir algumas recomendações, como não consumir alimentos que tenham tido contato com a água da enchente e nem os embalados em plástico, papel, papelão ou qualquer outra embalagem que absorva umidade e tenha tido contato com a água contaminada. Além disso, é necessário descartar embalagens de alimentos e bebidas que contenham tampas de rosca ou tampas removíveis, pois não há possibilidade de desinfetá-las.

Os alimentos enlatados e embalados em recipientes não porosos (plástico rígido, vidro) podem ser lavados, enxaguados e desinfetados em uma solução de água sanitária industrializada a 2,5% (1 colher de sopa por litro de água potável), desde que as embalagens não estejam rompidas ou amassadas. Podem ainda ser utilizados produtos industrializados para este fim, obedecendo às recomendações indicadas pelos fabricantes.

Caso o reservatório de água tenha tido qualquer contato com as águas da enchente, deve-se beber água mineral engarrafada ou ferver a água por, pelo menos, 1 minuto antes do uso. Já as tábuas e utensílios de madeira, utensílios em plástico e aqueles destinados para crianças (bicos de mamadeiras, brinquedos de morder, chupetas), devem ser descartados já que não podem ser desinfetados adequadamente.

Em casos de falta de energia, descartar os alimentos perecíveis (carnes, ovos, laticínios, alimentos preparados etc.) que tenham ficado fora da temperatura de refrigeração (10ºC) por mais de duas horas. Os alimentos crus nestas condições, mesmo após cozimento, podem causar problemas de saúde nos consumidores (intoxicação ou infecção alimentar).

Medicamentos

As farmácias, drogarias, Indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos devem armazenar medicamentos, afastados do piso, das paredes e do teto, para evitar alteração nesses produtos. Os medicamentos que tiveram contato com a água da enchente não devem ser consumidos, pois o risco de sofrerem alterações é muito alto. Os guardados em casa, nessas mesmas condições, também não devem ser usados.

No momento da compra de algum produto farmacêutico, deve-se observar a integridade da embalagem. Se houver indícios de umidade ou manchas, não deve ser comprado, muito menos se for encontrado fora da embalagem original. Em ambos os casos, a Vigilância Sanitária deve ser acionada pelo Central de Atendimento da Prefeitura, através do telefone 1746.

Higienização

Cessada a enchente, deve-se providenciar a adequada higienização e desinfecção, com sabão e água, de todos os pisos, paredes, equipamentos, utensílios de metal, cerâmica, louça ou vidro, além de mobiliários que tenham sofrido a ação das águas. O mais aconselhável é utilizar água quente.

Os equipamentos e utensílios devem ficar de molho em água fervendo ou numa solução de uma colher de sopa (10 ml) de água sanitária a 2,0 ou 2,5 %, por litro de água limpa, por 20 minutos, deixando somente escorrer para secar.

Em superfícies onde não seja possível lavar com água fervente, como interior de geladeira, lavar com uma solução de água sanitária (1 colher de sopa por litro de água limpa).

É necessário o uso de equipamentos de proteção individual adequados (luvas, botas de borracha, etc) durante a faxina, para evitar o contato com a água da enchente e a lama residual.

 

Postado em Meio Ambiente