Universidade Castelo Branco recebe I Simpósio de Educação Empreendedora

O empreendedor ainda é visto somente como a pessoa que possui uma empresa, enquanto que, na realidade, há várias formas de empreender, inclusive dentro de uma organização como funcionário. Por isso, a UCB recebeu, dentro do Fórum Docente, o I Simpósio de Educação Empreendedora realizado no estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae.

O evento aconteceu no último dia 21 de julho e teve como públicos-alvos coordenadores dos cursos da instituição, a Associação Comercial e Industrial de Realengo e Adjacências (ACIRA) e colaboradores da Empresa Júnior da UCB. O concorrido Simpósio lotou a sala Nair Muls, no campus Realengo. Todos os inscritos ganharam kit com livros sobre Empreendedorismo, bolsa, pasta, caneta e a impressão dos slides das palestras.

O Programa de Educação Empreendedora foi criado há três anos pelo Sebrae “para incentivar e disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino formal, que compõem docentes e discentes. O Sebrae vem com a proposta de trazer o conceito do empreendedorismo para explicar que empreender não é só abrir uma empresa”, afirma Maria Claudia Salles Vianna, gestora de Educação Empreendedora do Sebrae. Ela diz ainda que o simpósio é a “discussão de como ampliar, disseminar, aprofundar essa temática junto a universidade para que o aluno tenha a capacidade, de quando for para o mercado de trabalho, compreender  o seu papel, a sua iniciativa, seja abrindo uma empresa, seja funcionário com iniciativa e ideias criativas”. Para Maria Claudia, aqui no Brasil ainda está enraizada a questão de o empreendedor ser dono de empresa, por isso “a gente vem trazer essa temática para os docentes entenderem primeiro qual é a diferença”.

O coordenador do curso de Administração da UCB e um dos organizadores do evento, Claudio Cabral, mostrou a evolução do curso, com a produção de conteúdo, a empresa júnior, a aderência entre universidade e mercado e a presença do curso no Guia de Estudantes da editora Abril com quatro estrelas. Para ele, o foco do Simpósio é “os professores conseguirem ferramentas e fazerem reflexões no sentido de que é importante a atuação de cada um em seus respectivos cursos e ampliarem suas atuações para trazerem melhores resultados”.

f 2 empreendedorismo
Maria Cláudia

O evento foi aberto pelo reitor da UCB, Mauricio Magalhães, que apontou a parceria antiga entre o Sebrae e a universidade, como um conjunto de capacitações com a equipe da Castelo. Em seguida, Maria Claudia deu as boas-vindas a todos. Dentre os palestrantes, estiveram presente o professor Claudio Cabral, Paulo Serrano, consultor de empresas e professor universitário de MBA, o coordenador-adjunto de Administração, professor Alessandro Garcia, além de Vladimir Gonçalves, coordenador do curso de Gestão de RH e da Escola de Gestão e Tecnologia da Castelo Branco. Os professores mostraram exemplos de ideias de negócios de alunos, como reciclagem de lixo eletrônico, consultoria financeira via web e alugar fábrica de cerveja. Todos eles apresentaram questionamentos ao público, por exemplo, como desenvolver o espírito empreendedor nos alunos da UCB.

f 3 emprtededorismo

Após as falas de cada professor, foi apresentado o convidado do Simpósio. Kleber Rodrigues é palestrante motivacional focado em vendas e gestão. Durante sua palestra, Kleber contou um pouco de sua história, de como é possível sair do lugar-comum, empreender e criar uma cultura empreendedora, “pois todos nós somos empreendedores, a começar pela nossa própria vida”. Kleber fez alguns exercícios, mostrando a importância de prestar atenção a detalhes e a ser criativo.

Na volta da pausa do coffee break, os presentes foram separados em grupos para a realização de uma dinâmica. O resultado dessa dinâmica virou o documento do I Simpósio de Educação Empreendedora.

O evento foi encerrado com a cultura empreendedora implantada e renovada em cada um dos presentes.

 

Postado em _Slider, Eventos