Subprefeitura de Jacarepaguá promove mutirão na Estrada dos Teixeiras mas não chega em Realengo

A falta de sintonia entre as administrações regionais de Realengo, Bangu e Jacarepaguá culminou na perda de uma grande oportunidade de atender uma reivindicação antiga de suas comunidades, a revitalização da Estrada dos Teixeiras no trecho que liga os bairros de Jacarepaguá e Realengo e significa acesso rápido às praias do Recreio dos bandeirantes e Barra da Tijuca, para a população de uma região que não tem praia e sofre no verão. 

A Subprefeitura de Jacarepaguá promoveu, nesta quarta-feira (7/4), ação integrada com vários órgãos, na Estrada dos Teixeiras, na Taquara. Foram retiradas 15 toneladas de resíduos e de galhos da poda.

 

– Fizemos um verdadeiro sacode nessa área que estava reclamando de abandono nos últimos anos – justificou a subprefeita Talita Galhardo, que acompanhou os diversos serviços durante toda a manhã e conversou com os moradores e lideranças comunitárias da região.

Várias equipes da Comlurb trabalharam desde o início da manhã. Equipes de roçada e limpeza atuaram ao longo da estrada, inclusive com a utilização de um trator, denominado popularmente de escorpião, que agilizou o trabalho de corte de mato nas margens da rua, melhorando o acesso para pedestres e ciclistas e para os próprios motoristas porque aumenta a visibilidade.

Foram revitalizadas duas praças: na Rua Nelson Chaves (atrás do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Edília Coelho Garcia), e no final da Comunidade do Teixeiras, na Rua Doutor Antônio Martins, com conserto e pintura de brinquedos. Roçada, limpeza, varrição e poda também foram feitos nos dois locais, permitindo que as crianças voltem a brincar naqueles espaços. A quadra da Praça Antônio Martins também recebeu reparos e pintura do alambrado.

A Comlurb atuou também na limpeza de ralos e bueiros e desobstrução da rede de galerias de águas pluviais na Vila Darcy Vargas, na altura da Estrada dos Teixeiras, número 405.

Já a equipe de poda mecanizada da Comlurb concentrou os serviços na altura do número 1000 da Estrada dos Teixeiras, para melhorar a iluminação do local e minimizar acidentes que podem acontecer em caso de ventos e chuvas fortes porque os galhos estavam altos demais e com risco de queda. A Light também esteve presente e fez a poda dos galhos que estão em contato com a rede elétrica.

A Rioluz também compareceu ao mutirão de serviços. Realizou a manutenção da iluminação pública, com troca de seis lâmpadas apagadas, substituição de dois conectores e colocação de 15 metros de cabo para implantação de três novos pontos de luz.

Participaram da ação mais de 35 homens, com 16 roçadeiras, três sopradores, uma pá compacta, um trator e quatro caminhões basculantes, sendo executados mais de seis mil metros quadrados de roçada.

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente