Sancionada a Lei Uerj chega oficialmente à Zona Oeste

 

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) foi incorporada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O governador Cláudio Castro sancionou, na terça-feira (22/03), projeto de autoria do Executivo que prevê a medida. Com isso, Castro garantiu a democratização do ensino público superior e estendeu benefícios previstos a servidores e alunos da Uerj aos da Uezo.

A incorporação dará origem ao Campus Uerj – Zona Oeste, cujas atividades serão mantidas provisoriamente no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK), em Campo Grande, até a transferência para uma sede definitiva, que ao contrário do que informaram os movimentos pró incorporação, funcionará em Campo Grande, Bangu ou Santa Cruz, todos bairros da Zona Oeste carioca. Desde a sua criação, em 2009, até hoje, a Uezo ministra os seus cursos de forma provisória nas dependências do instituto.

Publicado em edição extraordinária do Diário Oficial de terça 22/03, o texto determina que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro mantenha, no mínimo, o mesmo número de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos atualmente pelo Centro Universitário, sem redução de vagas e bolsas estudantis. Além disso, o orçamento de 2022 da Uezo será transferido à Uerj, assegurando o pagamento de servidores.

Ainda de acordo com a lei, a Uerj deverá aprovar, em até um ano, um Plano de Desenvolvimento Institucional, prevendo a expansão da oferta de ensino superior na Zona Oeste. Com vigência de dez anos, o plano também deverá garantir o desenvolvimento de ações nas áreas de ensino de graduação e de pós, de pesquisa e de extensão.

A Uerj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

 

Postado em _Slider, Educação