Reminiscências dos carnavais de Bangu : Rogério Melo

A proximidade do Carnaval fez reviver minhas lembranças do antigo reinado de momo em nosso bairro, lembro de algumas fantasias que caíram em desuso com o passar dos anos, como Carrasco, Nega Maluca, Rei dos Diabos, Morte, Pai João e tantas outras.

Porém, uma lembrança ainda está bem manifesta, junto com o cheiro que a acompanhava, era a fantasia de Clóvis (Bate bola), e seu inseparável apetrecho, as bexigas fedorentas que estes fantasiados levavam nas mãos.

bexigas
Essas bexigas eram compradas no matadouro de Santa Cruz e revendidas nos bairros, os revendedores ficavam ávidos pela chegada do carnaval, para comercializar esse implemento, em Bangu, eram vários ambulantes com essas malcheirosas bexigas nas costas em busca de compradores, alguns não se davam o trabalho de percorrer as ruas, as expunham em seus terrenos (foto), aquelas que os mascarados golpeavam aos desatentos foliões.
Com a chegada das bexigas de plástico, as fétidas bexigas foram aos poucos sumindo do Carnaval, inicialmente somente os mais tradicionais ainda usavam as bexigas bovinas, porém, com o passar do tempo sumiram definitivamente de nossos carnavais, ficando somente as lembranças.

Postado em Colunistas