Que imprensa é essa?

Se a grande maioria dos jornalistas tivesse mostrado o seu valor, a profissão já teria sido regulamentada e a qualidade dos ditos profissionais de imprensa seria outra. Temos exemplos de grandes jornalistas que sucumbiram nos seus projetos, ao contrário de outros que se consolidaram sustentando o poder corrupto instituído.
Quase todos que assumiram posição de destaque na imprensa brasileira se venderam para o poder, quem não deu seu preço foi ridicularizado e colocado a margem do estreito mercado de trabalho.
O Brasil é uma das poucas democracias do mundo, se é que podemos dizer que vivemos numa democracia, que tem um monopólio no setor de comunicação, o que facilita a escravidão do profissional de imprensa.
Não vejo nos dias de hoje outro profissional sendo desrespeitado tanto quanto o jornalista. Também não vejo outro profissional desqualificado exercendo a profissão em posições distintas, como acontece nos meios de comunicação.
É raro você assistir um médico ou engenheiro sendo chamado a atenção em público; é raro ver um profissional distinto sendo exposto ao ridículo pelo sistema.
Hoje, qualquer um trabalha no segmento de comunicação sem ter sido capacitado, se bem que a grande qualidade de um profissional de comunicação é o caráter, a moral, a ética, entre outras qualidades humanas que não constam de nenhuma grade curricular. A extinta Moral e Cívica ensinada no meio do século passado era uma exceção.
Sem dúvida alguma a imprensa é, naturalmente, o Quarto Poder e deveria ser tratada com a devida atenção, com regras claras e a devida responsabilidade que a função exige.

Postado em _Destaque, Colunistas