Prefeitura trabalha na limpeza do Canal do Itá e do Rio Campinho em Campo Grande

A Fundação Rio-Águas trabalha na limpeza e no desassoreamento do Canal do Itá, em Santa Cruz, e no Rio Campinho, em Campo Grande. Os trabalhos são realizados com auxílio de escavadeiras hidráulicas. Ao todo, mais de 136 mil toneladas de resíduos foram removidas dos canais, o que representa mais de 11 mil caminhões cheios, com capacidade para 12 toneladas.

No Rio Campinho, os trabalhos ocorrem entre a foz do canal e a Avenida Pedro Geraldo de Almeida. Mais de 114 mil toneladas de material foram retiradas deste rio, de uma extensão de 2.100 metros de curso d’água. Já no Canal do Itá os serviços abrangem o trecho entre a Avenida Brasil e o deságue do canal no bairro de Santa Cruz. Cerca de um quilômetro de curso d’água foi desassoreado e foram removidas mais de 22 mil toneladas de resíduos.

– O Canal do Itá e o Rio Campinho recebem rios menores da região, além da água da chuva dos bairros de Santa Cruz e Campo Grande. Trabalhar na limpeza e no desassoreamento deles é atuar de forma preventiva, por uma cidade mais resiliente quanto às chuvas – explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

O vereador Zico da Zona Oeste Raiz, tem tratado da questão da agricultura em Santa Cruz e recentemente, após solicitar a prefeitura a recriação da Secretaria de Agricultura, foi atendido com a criação da Coordenadoria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ora coordenada pelo Engenheiro Agrônomo Fábio Gomes.

“A partir de agora, a Câmara do Rio irá se debruçar nas alterações propostas à lei que atualiza o Plano Diretor da Cidade que trarão impactos mais diretos em cada um dos bairros. A ideia é que a gente consiga fazer um parâmetro entre o projeto original, as emendas do Poder Executivo e as ideias de cada um em relação às diversas áreas da cidade”.  Na última quarta-feira (19.04), a Comissão Especial da Câmara que discute o Plano Diretor iniciou uma rodada de audiências públicas para discutir os impactos das emendas apresentadas em cada uma das cinco Áreas de Planejamento da cidade (APs). No próximo dia 10.05 será a vez da AP4 e por último a vez da AP5 que debaterá as emendas da nossa região. A classificação da região como área rural específica, e não mista como querem alguns, será defendida por nós, esperamos contar com a presença de um grande número de representantes da região e mostrar a força dos agricultores e da população local. Só assim, conseguiremos resolver os principais problemas dos agricultores e confirmarmos a necessidade de uma secretaria municipal de agricultura. O prefeito é a favor da classificação da região como área rural”, elencou o vereador Zico.