Prefeitura retira construções irregulares de área verde em Realengo

Numa operação realizada no início do mês de outubro equipes da Subprefeitura da Zona Oeste, da Patrulha Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SMAC) e da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) desocuparam um terreno onde estavam sendo edificadas construções irregulares, na localidade conhecida como Morrinho – uma das quatro comunidades que formam o Batan, no bairro de Realengo. No local, que é oficialmente reconhecido como uma área de recuperação ambiental, foram derrubadas seis casas e uma igreja evangélica.

 

Uma mulher e duas crianças, os únicos moradores já instalados no local, receberam o encaminhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para se dirigem a um abrigo público, mas preferiram se alojar na casa de parentes. A operação foi desencadeada após a Patrulha Ambiental ter recebido uma denúncia sobre o desmatamento no local. A vegetação teria sido retirada de uma área de três hectares, o equivalente a três campos oficiais de futebol, para dar início à ampliação do loteamento. A SMAC vai realizar um mutirão de reflorestamento para recuperação ambiental da localidade, com a participação dos próprios moradores.

 

O trabalho de repreensão ainda contou com o apoio de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), além de agentes da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Secretaria de Consevação (Seconserva) e Comlurb.