Prefeitura organiza ação de assistência a desalojados de incêndio em Santa Cruz

Um incêndio atingiu, na noite desta quinta-feira (14/01), cerca de 250 barracos  ao lado do condomínio Jesuíta, em Santa Cruz, na Zona Oeste. O prefeito Eduardo Paes foi para o local e organizou a ação de assistência às famílias, que envolve diversos órgãos da Prefeitura e do governo do Estado.

– Já estamos acolhendo as famílias, infelizmente eles perderam tudo, mas graças a Deus sem nenhuma vítima. Estamos dando todo o atendimento, as pessoas vão ser abrigadas hoje à noite, aquelas que não tiverem uma casa de parente ou amigo para ficar. Vamos tratar de resolver o problema em definitivo dessas famílias que estão há três, quatro anos abandonadas aqui nessa ocupação – informou o prefeito.

As pessoas desalojadas foram levadas para o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, onde estão recebendo todo tipo de assistência. Tomaram café da manhã e receberam o almoço. Também foram providenciadas medidas de higienização, com distribuição de máscaras e álcool em gel.

O prefeito e a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, terão uma reunião nesta tarde para tomarem medidas em relação às famílias desabrigadas.

– Vamos realizar novo cadastramento para identificar quem tem condições de abrigo junto à família ou amigos e quem não tem – explicou Laura.

Devido ao incêndio, duas crianças – acompanhadas das mães – foram levadas ao Hospital Rocha Faria, uma com desidratação e outra com intoxicação por monóxido de carbono, mas passam bem. As famílias estão recebendo água, máscaras, álcool em gel e alimentos.

A Guarda Municipal atuou com 55 guardas, três agentes de transporte e 20 veículos na operação emergencial da Prefeitura do Rio em apoio às vítimas do incêndio. A instituição doou 48 colchões, 300 metros quadrados de tatame e 22 fardos de água para os desalojados.

Doações

A Secretaria de Assistência Social informa que todas as doações para os desalojados devem ser encaminhadas ao CRAS Jorge Gonçalves, na Rua Primeira 61, em Santa Cruz. Neste momento são aceitos apenas itens de vestuário, como roupas e calçados. Material de primeira necessidade como água, alimentos, álcool, máscaras e outros objetos de uso pessoal estão sendo fornecidos pelas equipes da Prefeitura.

O Centro Esportivo Miécimo da Silva, onde as famílias estão temporariamente abrigadas, já não comporta mais doações, e todas as roupas já doadas estão sendo encaminhadas para o CRAS de Santa Cruz.

 

 

Postado em _Slider, Cidade