Prefeitura inaugura Areninha Realengo – Marcelino D’Almeida, Marcelo Calero, Tiãozinho Mocidade e Vicente descerraram a placa –

A Prefeitura do Rio inaugurou na noite do dia (11/05), a Areninha Cultural Gilberto Gil, em Realengo. O evento contou com show gratuito da Velha Guarda da Mangueira, que celebrou seus 60 anos ao lado dos consagrados compositores Tantinho, Rody e Nelson Sargento. O espetáculo comemorou, também, o 19º título do carnaval da Verde-e-Rosa e o centenário do samba. Após a reforma, o novo equipamento integra a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em requalificar lonas, teatros e centros culturais da cidade, tornando esses espaços mais atraentes, seguros e confortáveis para o público e os artistas. Na Zona Oeste, além do Centro Cultural de Jacarepaguá e da Areninha de Bangu, este é o terceiro ambiente de produção cultural com acessibilidade entregue à população.

Localizada na Avenida Marechal Fontenelle, a areninha tem capacidade para receber 320 pessoas e promete se tornar o ponto de encontro da região. A prefeitura construiu uma cobertura termoacústica, nas cores azul e branco; reformou o palco; e instalou aparelhos de ar-condicionado. O material mais resistente impede que o som externo intervenha no espetáculo. As areninhas contam ainda com acessibilidade para pessoas com deficiência, e novos camarins, piso e salas destinadas à produção e administração.

— É um prazer estar em um lugar tão bonito, cantando canções da minha querida Mangueira, por isso faço questão de me apresentar sem perder o tom — comentou o compositor e pintor Nelson Sargento, que comemorou 70 anos de carreira e 91 de vida, em março, na Arena Carioca Dicró, na Penha.

Por ser um espaço alternativo, próprio para apresentar espetáculos domésticos que poderiam criar oportunidades para artistas e públicos regionais, a platéia sentiu a falta da Mocidade Independente de Padre Miguel, da Acadêmicos de Santa Cruz, de Toco, Paulinho e Tiãozinho da Mocidade, entre outros artistas da Zona Oeste

areninha realengo

Sambas enredos consagrados da Mangueira — “Yes, nós temos Braguinha”, “Chico Buarque da Mangueira”, entre outros — e canções de Nelson Sargento — “O samba agoniza mais não morre” e “Primavera” — empolgaram o público, que pôde curtir as músicas em ambiente refrigerado. Os componentes da Velha Guarda da Mangueira e os compositores Tantinho, Rody e Nelson Sargento surpreenderam pela descontração, afinação e identidade com a plateia. Participaram também Guesinha (filha de Dona Neuma), Zenith (filha de Geraldo da Pedra), os músicos Aluisio Pinto (pandeiro), Edson Alves (tantã), Martinho Jorge (cavaquinho), João de Paz (violão de sete cordas), entre outros.

Os artistas e o público da Zona Oeste lamentaram pelo que poderia ser a festa da música da Zona Oeste e foi mais uma festa da música nacional num palco alternativo regional.

A Areninha Carioca Gilberto Gil é um dos três equipamentos culturais da Zona Oeste contemplados pelo Programa ReCultura, que requalifica teatros, lonas e centros culturais municipais. Os três equipamentos receberão ampla programação do Circuito Cultural Rio, para exibir a diversidade da produção cultural carioca nos períodos olímpico e paraolímpico. A apresentação da Velha Guarda da Mangueira é uma das quase 700 atrações planejadas até os Jogos Rio 2016, a Areninha Carioca receberá shows, peças de teatro adulto e infantil e outras atividades que reforçam a importância do espaço cultural na Zona Oeste.

Mais uma vez a produção cultural local que não deve nada a ninguém no quesito qualidade, deixou de ser contemplada e nossos artistas que ainda buscam reconhecimento perderam mais essa oportunidade .

 

 

  

 

Postado em _Slider, Divershow