Prefeitura inaugura Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu: Artistas locais cobram oportunidade

Areninha hermeto pascoal

A Prefeitura do Rio inaugurou, no mês de março, a Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, Zona Oeste da cidade. Depois de seis meses de obras, o novo espaço marca a chegada de uma modalidade de equipamento cultural que traz mais conforto e segurança para o público e para artistas.

Acompanhado do secretário municipal de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e de Hermeto Pascoal – artista que dá nome ao espaço -, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero falou sobre a importância da nova areninha:

– Este local é uma referência para a Zona Oeste, tem uma vocação que vai muito além da fruição cultural. As arenas, areninhas e lonas estimulam a cultura local.

Durante a inauguração, atividades ao ar livre com a dupla de palhaços do Geleia Zapt e contação de histórias com a Cia Articule foram as atrações para adultos e crianças. À noite, a partir de 17h30, a areninha abriu as portas para os shows do Chororo Sambô e do Itiberê Zwarg & Grupo, com participação do músico que batiza o equipamento cultural, Hermeto Pascoal.

Referência para toda a Zona Oeste, o equipamento cultural localizado na Praça 1º de Maio, em Bangu, está preparado para receber com conforto o público e artistas locais e grandes nomes da cultura carioca. Camarim, palco e piso foram totalmente reformados. Na parte externa, o tradicional varandão e toda a área ao redor foram recuperados. Na reforma, o revestimento em lona dos equipamentos foi substituído por um material mais resistente e com tratamento acústico apropriado. As Areninhas Cariocas contam com ar-condicionado, acessibilidade para pessoas com deficiência, além de novos camarins, arquibancadas e piso.

– Hoje, com a Areninha Carioca o pessoal das artes, do circo e da música têm um lugar próprio para espalhar cultura pelos bairros – afirmou Pedro Paulo.

A nova areninha é um dos três equipamentos culturais da Zona Oeste contemplados pelo programa Recultura, que está requalificando teatros, lonas e centros culturais da Prefeitura do Rio em toda a cidade. Até o fim de abril serão devolvidos à população o Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, e a Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo.

Em abril e maio, haverá ampla programação com shows de atrações locais e peças teatrais de artistas consagrados, como A Descoberta das Américas e Antologia do Remorso.

O fato negativo fica por conta da falta de oportunidades para os artistas da região ocupar esses espaços. Normalmente a grade cultural da prefeitura inclui nomes de artistas consagrados, com carreiras já desenvolvidas, em detrimento dos novos talentos da região ou mesmo de artistas consagrados da região que não tiveram oportunidade de desenvolver suas carreiras.

 

Postado em Cultura