Por: Fabiano Carvalho

Educação / Economia / Política / Saúde

Educação: Já fui mais revoltado com membros de certos grupos do meu país. Hoje, com maior profundidade de conhecimento quanto ao problema, me solidarizo com pessoas que tem pensamento limitado. No Brasil nosso sistema de educação ensina a decorar. Paulo Freire introduziu o conceito de consciência crítica. Do dia para noite se torna moda e surgem diversos intelectuais. Eles memorizaram com maestria a educação revolucionária que receberam. Não tem nada de errado nisso. Errado é não abrir precedentes para o contraditório. É não entender que qualquer construção de pensamento com apenas um lado é perneta. Pergunta para esses “intelectuais” Brasileiros quem foi Edmund Burke ou Adam Smith…

Economia: Hoje o Presidente da República foi covardemente atacado por apresentar um medida provisória que dava ao empresário direito de suspender contratos de trabalho por 4 meses. O empreendedor seria obrigado a manter benefícios, negociar um valor de ajuda de custo e investir no aprimoramento de sua mão de obra através de cursos online. Muita gente que eu considerava inteligente reagindo a medida de forma hostil. Embora ache que houve um erro em não estabelecer um piso para as ajudas de custo nesse período, ainda assim a medida visava evitar a demissão em massa, criando uma alternativa viável. É assustador perceber que os inimigos do atual governo querem ver milhões desempregados para com isso conseguir derrubar o governo. Os mais prejudicados neste cenário são justamente os mais facilmente manipulados pela mídia. Essas pessoas não têm noção do que vão enfrentar pela frente.

Política: Vivemos em uma república que é fruto de um golpe dado ao maior herói e patriota da história Brasileira: D. Pedro II foi expulso do Brasil pelos “traidores de Caxias” que só defendiam interesses próprios e privilégios. Desenharam uma das constituições mais confusas do mundo, que na prática não defende o básico para nos tornarmos uma grande nação: a liberdade! Depois de 1889 nosso primeiro grande político foi um ditador que tomou o poder em um primeiro momento mas que depois foi eleito democraticamente. Getúlio Vargas começou a construção da estrutura política de privilégios, populismo e estado autoritário que perdura até hoje. Algumas décadas depois toda uma geração de políticos influenciados pelo Varguismo tentou dar um golpe de estado para implantação de um modelo comunista no país, mas foram impedidos pelos militares que ficaram mais de 20 anos no poder. A política de esquerda daquele momento, suprimida pelos militares, seguiu a risca os manuais de Antônio Gramsci, e enraizou suas bases na cultura, literatura e na educação do país. Essa é a estratégia de poder mais eficiente que existe. As pessoas que defendem certas ideias da qual eu particularmente discordo, nunca tiveram contato com o contraditório. Deste modo elas não são mal intencionadas como muitos pensam. Elas sofrem de ingenuidade romântica revolucionária.

Saúde: No dia de hoje, em nível mundial, o Coronavírus já atingiu 335.000 pessoas em 50 países. Infelizmente 14.500 pessoas já morreram. O H1N1 em 2009 afetou mais de 200 países contaminando 750 milhões de pessoas e matou mais de 285.000. Não quero dizer, ao apontar esses números, que o Coronavírus não é algo grave e que ele não terá consequências igualmente catastróficas. Mas quero apenas te fazer refletir que, na época, não se transmitiu para a população um cenário de Apocalipse como está sendo feito agora. Já pensou se ao fim desta triste crise os números forem iguais ou menores? Aí você vai acreditar que existem outros interesses em jogo?

Postado em _Destaque, Colunistas