Parque Estadual da Pedra Branca unidade Realengo recebe mutirão de reflorestamento

O Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), recebeu no último domingo (7/3) mutirão de reflorestamento na subsede Piraquara, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Respeitando os protocolos sanitários necessários, cerca de 40 voluntários contribuíram para o processo de recuperação da Floresta do Barata, com a limpeza do solo e plantando mudas de espécies nativas.

O Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, destacou a importância da ação. “É muito bom ver a integração dos moradores com a natureza. Precisamos cuidar do que é nosso e esse é um gesto que faz muita diferença”, cita Pampolha.

A ação obedeceu o protocolo de segurança para preservação da saúde dos voluntários, com o uso obrigatório de máscara, assepsia das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre os participantes. Entre as espécies das 300 mudas e 100 sementes plantadas estão Açoita Cavalo, Pau Pólvora, Bacupari, Pitanga, Aroeira Pimenteira, Ingá, Mutamba, Guapuruvu e Pau d’Alho.

Para o gestor do Parque, Alexandro Ignacio, ações como esta promovem a aproximação da população com a unidade de conservação. “Realizamos mutirões de reflorestamento duas vezes por mês. Além de integrar diferentes atores sociais engajados com a conservação, essas ações também são muito benéficas para o parque, pois criamos as condições iniciais para que a biodiversidade comece a se restabelecer, dando oportunidade para que outras espécies vegetais e animais cheguem ao local”, acrescenta Ignacio.

No próximo domingo (14/3) acontecerá mais um mutirão de reflorestamento no Parque Estadual da Pedra Branca, na subsede Piraquara. Mais informações sobre a ação e como ser um voluntário podem ser encontradas aqui [https://www.instagram.com/p/CMQUlL9paBs/].

Com 12.393 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado uma das maiores florestas em área urbana do mundo. A unidade de conservação abrange partes de 17 bairros da zona oeste do Rio, dentre eles Jacarepaguá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Recreio dos Bandeirantes, Barra de Guaratiba, Bangu e Realengo. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

 

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente