PALAVRAS O VENTO LEVA…

Palavras ferem, magoam, alegram, constroem, derrubam, enfurecem, enobrecem, derrotam, divertem, levam as lágrimas, constroem o amor ou o matam, pacificam povos em conflito, até porque povos que se negam ao diálogo não se compreendem. Gandhi pacificou multidões enfurecidas pelo ódio armado somente de palavras. Jesus veio ao mundo para nos salvar, usando palavras, distribuiu amor à humanidade e não foi compreendido, Pilatos com palavras O entregou a multidão enfurecida, que fez a escolha entre Barrabás, um cruel assassino e Jesus que só fez o bem e foi crucificado na cruz, mas suas  palavras não foram em vão.

         Há um ditado que diz: Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para que escutássemos mais antes de falar. Uma palavra  pode causar estragos irreversíveis. Palavras ,o vento não as levam, atravessam fronteiras  para lugares imagináveis e a mentira,  torna-se verdade, destruindo ou construindo situações favoráveis ou prejudiciais.

         Neste mês de reflexão, vamos ouvir mais, refletir e se possível construir situações favoráveis para com o nosso próximo.  Desta maneira estaremos construindo e  seguindo as leis divinas. Se você sabe algo que vai prejudicar o seu próximo, por que não ficar calado?

         O planeta atravessa a fase consumista e neste mês, pessoas compram roupas, sapatos, presentes, até porque é o mês do décimo terceiro salário. Dívidas são construídas, cartões de créditos, com juros altíssimos são usados sem nenhuma reflexão para o depois…  é o apelo ao consumo!

        

         São palavras que constroem a cada momento o seu futuro, saiba ouvi-las e não se deixe levar.

         Construir uma vida feliz, saudável e promissora independe desses fatores, pelo contrário, ensine  ao seu filho os valores que vêm se perdendo,  porque somente através deles é que se constrói uma sociedade mais justa, respeitando seu próximo de igual para igual, não usando a lei do salve-se quem puder, saiba compartilhar, não tire proveito próprio de nada ou de ninguém.

         Avaliar  alguém pela roupa que veste, pelo carro…?  Um  absurdo! A roupa serve para cobrir a nudez do ser humano, o carro, para levá-lo aos lugares.

         Não somos melhores por termos no prato salmão, camarão, sardinha ou ovo!

         Como o grupo pode rejeitar “ um amigo” por suas vestes ou pelo que tem na carteira? Não é utopia é fato verídico!

         O Natal se aproxima. Famílias se reunirão para festejá-lo. Alguns saberão o porquê da alegria, outros sequer se lembrarão, mesmo assim se reunirão bebendo comendo, não importa, nesse dia haverá união.   Outros, entrarão em oração para agradecer o nascimento Daquele que veio ao mundo para nos trazer ensinamentos, ensinamentos estes que fazem parte da boa convivência humana. Está tudo lá, é só procurar, quem segue as leis divinas, não tem ódio no coração, ama seu próximo e o respeita, enobrece o mundo com suas ações.

          

          A felicidade não está em coisas mundanas, passageiras, caras e grandiosas, é pura utopia!  Ela  se apresenta na simplicidade, nas pequenas coisas que dão acalento  a alma. Não precisamos de muito para encontrá-la.

O mal do século independe das classes sociais. Pobres ou ricos , sem distinção estão acobertados por ela. A  depressão, mais conhecida no meio como “depre” para não assustar e ser taxado como maluco, aumenta assustadoramente no planeta. A psiquiatria, a psicologia, tenta combatê-la. E aí vem a pergunta: o que será que está faltando?

         O que precisamos é invisível aos olhos daqueles  que se negam a ver! “Também está escrito” Não se encontra nas roupas de marcas expostas em vitrines, em restaurantes caros, em carros zero quilômetro, na bebida tudo o que traz felicidade instantânea e imediata, nada fica. É como se uma criança cercada de brinquedos caros, não soubesse  escolher apenas um, para brincar.

          Não é preciso ter qualquer religião, mas sim há a necessidade humana necessária para o convívio social entre as pessoas, do respeito ao próximo, da cooperação e nem é preciso de dinheiro para que se  o faça.

         Acorde sorrindo, deseje  um  bom dia, um abraço apertado, transmite energias positivas, use e abuse. Receber um sorriso é tudo de bom, olhe nos olhos das pessoas, transmita seus nobres sentimentos.  Tudo que desejares ao teu próximo retornará em dobro para ti.

 

                                                  Margot Carvalho

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Colunistas