Oficinas de gestão para microempreendedor em Santa Cruz, Bangu e Padre Miguel

A partir desta segunda-feira (27/10), até o dia 5/12, os microempreendedores das regiões beneficiadas pelos oito espaços digitais comunitários vão ter aulas de como comprar, vender, controlar o dinheiro, planejar, empreender e unir forças para melhorar. As inscrições podem ser feitas nas próprias naves situadas em Santa Cruz, Padre Miguel, Vila Aliança (Bangu), Penha, Irajá, Parque de Madureira, Comunidade de Nova Brasília (Complexo do Alemão) e Triagem.

 

Apesar destas questões fazerem parte do cotidiano de quem já abriu ou pretende abrir um pequeno negócio, nem todo mundo domina estes conceitos que todo microempreendedor deve saber para que o seu negócio obtenha sucesso. Com o objetivo de capacitar e apoiar quem abraça este desafio, que a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e o Sebrae/RJ fecharam esta parceria. O SEI é voltado para atender a um nova categoria de empresa, o MEI (Microempreendedor Individual). Agora, quem fatura até R$ 60 mil por ano pode se legalizar gratuitamente. O objetivo é dar cidadania empresarial a milhões de brasileiros que vivem na informalidade.

 

O programa consiste em um conjunto de soluções educacionais que abordam os principais aspectos da gestão de um empreendimento. É composto por seis oficinas disponibilizadas na modalidade presencial: SEI Comprar; SEI Controlar Meu Dinheiro; SEI Empreender; SEI Planejar; SEI Unir Forças para Melhorar e SEI Vender.

 

Serão realizadas oficinas nas salas de produção de conteúdo das Naves do Conhecimento como forma de capacitar os empreendedores individuais na boa gestão de um negócio. Veja, abaixo, as definições de cada oficina.

 

SEI Comprar: Aborda elementos essenciais da compra e estratégias para adquirir insumos, com foco em qualidade, preços e prazos. Carga horária: 3 horas (presencial).

Competências gerais: Compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de compras para assegurar os melhores resultados no seu negócio; Predispor-se a realizar compras planejadas, objetivando melhores resultados; Selecionar, criteriosamente, o que deverá ser comprado, considerando inclusive a procedência e mantendo bons relacionamentos com os fornecedores; Negociar para obter bons preços e prazos com foco no processo ganha-ganha.

 

SEI Controlar Meu Dinheiro: Apresenta estratégias para o empresário fazer a análise financeira do negócio e mostra a importância do uso racional de recursos. Carga horária: 6 horas (dois encontros, sendo um de 4 horas e outro de 2 horas – presenciais).

Competênciais gerais: Compreender a forma de utilização do controle de caixa no seu dia a dia empresarial; Reconhecer a importância de se efetuar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa; Elaborar o controle diário de entradas e saídas de sua empresa.

 

SEI Empreender: Compreende os princípios, fundamentos e práticas do empreendedorismo e reflete sobre o potencial empreendedor do participante. Carga horária: 3 horas (presencial).

Competências gerais: Compreender o que é empreender; Identificar características empreendedoras para o sucesso do seu negócio; Refletir sobre atitudes empreendedoras praticadas em seu dia a dia; Reconhecer a importância de assumir a responsabilidade pelas próprias decisões; Estabelecer metas claras para seu negócio e definir ações empreendedoras para atingi-las.

 

SEI Planejar: Contribui para a adoção de um processo de trabalho mais planejado e organizado, para aumentar desempenho e competitividade sustentável. Carga horária: 3 horas (presencial).

Competências gerais: Compreender a importância dos elementos que envolvem o processo de planejamento de atividade empreendedora para assegurar os melhores resultados que atendam suas expectativas e metas; Conscientizar o Empreendedor Individual de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento de vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e prelos atrativos; Dominar o processo de organização do seu negócio; Aplicar as ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho de seu empreendimento, com aumento de sua competitividade e de modo sustentável.

 

SEI Unir Forças Para Melhorar: Mostra as vantagens de empreender ações de forma coletiva, para aumentar a competitividade no mercado e superar desafios comuns. Carga horária: 3 horas (presencial).

Competências gerais: Conhecer as vantagens e ganhos de empreender coletivamente; Perceber as vantagens de se organizar para empreender ações coletivas com o objetivo de atender a necessidades comuns.

 

SEI Vender: Trabalha os conceitos de mercado e os elementos do marketing, de forma integrada; Carga horária: 3 horas (presencial).

Competências gerais: Conhecer como ampliar suas vendas utilizando os componentes de marketing: produto, ponto, preço, promoção e cliente; Predispor-se a realizar ações de marketing que contribuam para o aumento das vendas do seu negócio; Aplicar os componentes de marketing para melhorar o desempenho das vendas no seu negócio.

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Economia Solidária