Obras públicas voltam ao Jardim Magarça

O prefeito Marcelo Crivella acompanhou, na manhã deste sábado (6/05), o reinício das obras de urbanização do bairro Jardim Magarça, em Guaratiba, Zona Oeste da cidade. Com investimento total de R$124,4 milhões – recursos do Governo Federal e contrapartida do município –, as intervenções atenderão a mais de 100 ruas com pavimentação, colocação de calçadas e implantação de redes de drenagem e esgoto, entre outros benefícios. O pacote de serviços, que serão executados pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), através da Fundação Rio-Águas, também atenderá a localidade Alto Cação, em Paciência.

– Retomar essas obras é motivo de comemoração. Poder fazer isso, diante de uma crise tão grande que estamos vivendo, é, de fato, algo para celebrarmos. Tivemos que fazer cortes, reduzir secretarias e economizar, mas faremos essas obras com muito afinco. Vamos economizar cada centavo para não deixar faltar nada para as áreas mais carentes. Para que possamos fazer o melhor pelo nosso povo – disse o prefeito, que anunciou que a próxima escola receberá o nome do guarda municipal Danilo Gonçalves dos Santos, que faleceu na última quinta-feira (4) como herói ao evitar um assalto em São Cristóvão.

A nova etapa de obras no Jardim Magarça começa com o prosseguimento das obras no loteamento Brilho do Sol, onde já foram executados 760 metros de rede de drenagem e 2.150 metros de rede de esgoto. As ruas contempladas nesse trecho são as seguintes: Rua Nova; Projetada G; Projetada C; Projetada A; Rua Sem nome 1; Rua sem nome 2; Rua sem nome 3; Rua sem nome 4; Rua sem nome 5; Rua sem nome 6; e a Rua sem nome 7. Serão executados 5.862 metros quadrados de pavimentação, 2.500 metros quadrados de calçada e 1.954 metros de meio-fio e sarjeta.

– Obras como essa, por serem de alto impacto, em uma área onde as pessoas precisam, não podem ser adiadas. Fizemos uma economia de mais de R$ 75 milhões e tudo isso nos ajudou a cumprir a nossa parte. Quando essas obras terminarem, tenho certeza de que a qualidade de vida da população local será bem melhor – falou o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira.

Ao todo, as intervenções nas mais de 100 vias abrangem a construção de mais de 25 quilômetros de rede de drenagem, mais de 54 quilômetros de rede de esgoto, implantação de pavimentação em mais de 180 mil metros quadrados, construção de passeio em mais de 66 mil metros quadrados e serviço de desassoreamento em 1.440 metros de curso d’água em um dos afluentes do Rio Cabuçu.

manoel

Morador do bairro desde que nasceu, o carioca Manoel Ribeiro Mendes Filho, de 75 anos, acompanhou a cerimônia de início das obras ao lado da mulher, Cremilda Mendes, de 57 anos. Ele afirmou que as obras darão à localidade a valorização que os moradores sempre sonharam:

– Esse lugar ficará muito bonito. Já tenho filhos criados, mas temos muitas crianças aqui e elas merecem e precisam se distrair em um lugar mais seguro. A prefeitura está fazendo um trabalho muito digno que valorizará não só as nossas casas, mas a localidade inteira.
Cremilda acrescentou que, após as obras concluídas, os moradores precisam se conscientizar sobre a importância de se preservar o local:

– A prefeitura está fazendo o trabalho dela e precisamos fazer o nosso. Se destruirmos isso aqui, seremos nós os maiores prejudicados.

Desse pacote de obras, a Rio-Águas concluiu 69 ruas em Jardim Magarça e, recentemente, entregou mais sete vias: Rua do Maestro; Rua do Letrista; Rua do Compositor; Rua do Pianista; Rua da Orquestra; Rua do Gravador; e a Rua do Cantor.

– Ninguém vive sem urbanização e saneamento básico. Além de morador, também trabalho nas obras. Minha realização será dupla. A região ganhará cara nova e terei orgulho de dizer que fiz parte desse trabalho – disse Jessé de Souza, de 37 anos, 15 deles vividos no Bairro Magarça.

As melhorias realizadas nas sete ruas totalizaram 3.104 metros de rede de esgoto, 288 metros de nova rede de drenagem, serviços de recuperação de galerias pluviais, 12.300 metros quadrados de pavimentação, 5.381 metros quadrados de calçada e 4.100 metros de meio-fio. A conclusão de todas as intervenções está prevista para o final deste ano.

O início das obras também foi acompanhado pelo presidente da Fundação Rio-Águas, Cláudio Dutra, pelo superintendente regional de Guaratiba, Lindon Johnson Martins, além de parlamentares e lideranças comunitárias.

Postado em _Destaque, Obras