MPRJ realiza operação contra organização criminosa que comercializa terrenos clandestinos em Campo Grande

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) realizou, na sexta-feira (13/01), em parceria com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO/Polícia Civil), uma operação para prender três integrantes de uma organização criminosa que comercializa terrenos clandestinos em Campo Grande. A operação também cumpre 12 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.

As investigações, conduzidas pelo GAECO/MPRJ, demonstraram que o grupo, que mantém conexão com organizações milicianas atuantes na região, construiu, sem qualquer autorização do poder público, quatro condomínios localizados em lotes clandestinos no bairro de Campo Grande: “Vivendas da Serra”, “Chácaras do Mendanha”, “Vivendas do Mendanha” e “Grand Park”, totalizando quase R$ 6 milhões em vendas ilegais.

Para erguer os quatro empreendimentos ilegais, a organização praticou crimes ambientais, tais como, supressão vegetal, inclusive vegetação de Mata Atlântica, corte de encostas, movimentação irregular de solo, terraplanagem e intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APPs), com alteração, soterramento e até represamento de curso hídrico. Os crimes foram praticados para que se viabilizassem os cortes dos terrenos, necessários às obras do loteamento, e a abertura de vias internas.

Para atrair interessados e compradores, os anúncios dos lotes eram publicados em redes sociais e outras ferramentas de internet, e os locais contavam com a presença de corretores. Os denunciados Fabio Roberto de Oliveira de Alencar e Carlos Alberto da Souza Cruz, que tiveram a prisão preventiva decretada, lideram a organização criminosa, como financiadores das atividades ilegais e tendo pleno domínio das obras realizadas nos locais. Eles também utilizaram as empresas Construindo Alencar e Jessica Empreendimento Imobiliários, que tiveram suas atividades econômicas suspensas, para a realização das obras e dar aparência de legalidade aos empreendimentos. Eles foram denunciados pelo MPRJ à Justiça pelos crimes de organização criminosa, loteamento irregular do solo e crime ambiental.

Já os denunciados Marcio Cesar de Souza Ribeiro, que também teve a prisão preventiva decretada por possuir condenação anterior, e Victor Emanuel Coutinho da Silva Rodrigues, atuavam na negociação dos lotes, se portando como corretores, anunciando a venda e mostrando os locais para possíveis interessados. Eles vão responder por organização criminosa e loteamento irregular do solo.