Meio Ambiente demole imóvel irregular dentro da Fazenda do Viegas em Senador Camará

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC) e com o apoio da Subprefeitura da Zona Oeste, realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (29/9), para demolir uma construção irregular dentro da antiga sede da extinta subprefeitura de Bangu, na Fazenda do Viegas, em Senador Camará. Os fiscais ambientais flagraram invasão da área, com supressão de vegetação e um imóvel de alvenaria, com diversas peças de roupas e utensílios de cozinha, além de um cavalo, indicando a permanência de pessoas no local. Uma retroescavadeira foi utilizada para a demolição.

– Estamos monitorando os casos de construções ilegais em áreas ambientalmente protegidas, e nossas equipes vão continuar atuando sete dias por semana com o objetivo de combater as irregularidades e preservar o meio ambiente e as áreas verdes da nossa cidade – destacou o vice-prefeito e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira.

A área tem quase 100 mil metros quadrados e fica em uma elevação isolada, uma ilha verde que faz parte do Maciço da Pedra Branca, em uma região dominada pelo tráfico de drogas e em estado de ruínas. O casarão sede da fazenda é uma obra arquitetônica pertencente ao período colonial, datada do século XVIII, tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e esconde valores históricos, ambientais e culturais inestimáveis para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

O coordenador de Defesa Ambiental da SMAC, José Maurício Padrone, ressaltou a importância da vegetação na Fazenda do Viegas, que interfere sensivelmente no microclima, contribuindo para o aumento da umidade relativa do ar, para a redução da temperatura e, consequentemente, para a melhoria do conforto térmico aos moradores da redondeza.

A operação também contou com o apoio do 14º Batalhão da Polícia Militar (Bangu).

 

Postado em _Slider, Meio Ambiente