Instituto Estadual de Olhos em Vasconcelos fez balanço mensal

Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, 08 de maio de 2025
O Instituto Estadual de Olhos (IEO), em Senador Augusto de Vasconcelos, recém inaugurado, fez um balanço de suas atividades neste primeiro mês de funcionamento e apurou a realização de mais de 23 mil exames, 3.9 mil consultas e as primeiras cirurgias de catarata. A unidade que atende pacientes de todo o estado já beneficiou 66 municípios com os atendimentos. Os pacientes dão entrada no instituto pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), após consulta em unidades básicas de saúde municipais ou clínicas da família.
A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) é reduzir significativamente o tempo de espera por consultas e exames oftalmológicos e zerar, em pouco tempo, a fila de cirurgias de catarata. A doença afeta 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos.
A nova unidade é a primeira da rede estadual a oferecer uma série de exames voltados à saúde ocular. São 15 tipos de exames ao todo. O centro especializado tem capacidade de realizar 800 consultas e 300 cirurgias mensalmente. A unidade atende pacientes acima dos 18 anos, com objetivo de apoiar os municípios na ampliação da oferta dos serviços.
O Instituto recebeu investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado na sua implantação e possui equipamentos de ponta para a realização de exames, como tomografia, ultrassonografia e mapeamento de retina. São duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação pós-operatória e seis consultórios.
Em breve o IEO ampliará a oferta de cirurgias como glaucoma, retina, além de outros procedimentos. Os pacientes dão entrada no instituto pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), após consulta em unidades básicas de saúde municipais ou clínicas da família.
Por: Jessé Cardoso