Inglês grátis em Santa Cruz e Padre Miguel: inscrições até domingo 01.02

Estão abertas, até este domingo (1/02), as inscrições para o curso gratuito “Inglês para o Turismo”, que será oferecido nas Naves do Conhecimento nas zonas Norte e Oeste da cidade. Serão disponibilizadas 960 vagas, distribuídas em 32 turmas com aulas às quartas e sextas-feiras, e as inscrições podem ser feitas pela internet. O candidato a uma das vagas deve acessar o link “Outros Cursos”, depois “Idiomas” e, finalmente, “English Works”. A seleção será feita através de sorteio e as aulas já começam nos próximos dias 4 e 6/02.

 

O curso terá 48 horas de carga horária, distribuídas em uma aula de duas horas por semana, durante seis meses. Às quartas-feiras, as aulas serão ministradas nas Naves de Padre Miguel Madureira, Penha e Triagem (endereços no final do texto). Serão formadas turmas de Inglês Nível 1 nos seguintes horários: 9h30 às 11h30, 15h15 às 17h15 e 17h30 às 19h30. Para Inglês 2, a aula será das 13h às 15h.

 

Às sextas-feiras as aulas acontecerão nas Naves de Santa Cruz, Irajá, Nova Brasília e Vila Aliança. As turmas de Inglês 1 terão aula das 9h às 11h, 11h15 às 13h15 e das 14h15 às 16h15. As de Inglês 2, das 16h30 às 18h30.

 

Fruto de iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com a Fundação Sequoia, o curso é voltado para pessoas que estejam, no mínimo cursando, o ensino fundamental, com interesse em aprender inglês voltado ao mercado de turismo do Rio de Janeiro, além de professores dos ensinos fundamental e médio. As aulas são presenciais e contam com recursos tecnológicos disponibilizados pelas Naves do Conhecimento.

 

O curso é ministrado por equipe formada por um professor norte-americano, um professor virtual de inglês brasileiro e um monitor de inglês, contratado na própria comunidade beneficiada pela projeto. Os professores virtuais mantém contato com diversas salas de aula simultaneamente, utilizando-se do software Webex, próprio para este tipo de interação, e das lousas digitais disponíveis nas salas multimídias das Naves.

 

O curso é dividido em sete unidades e, ao término de cada uma delas, haverá uma apresentação oral das produções elaboradas pelos alunos. Posteriormente, os alunos se engajam, com o apoio dos professores do curso, em atividades práticas em situações reais do uso da língua inglesa.

 

Os professores desenvolvem o currículo do curso de forma a incentivar a produção oral dos alunos com predominância do vocabulário da área de turismo, utilizando ferramentas da web, editores de texto e imagens como facilitadores do aprendizado. Uma aula será prática, com visita dos alunos a um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro e com diálogos em inglês.

 

Os professores utilizam um Sistema Interativo de Gerenciamento de Conteúdo (Moodle) como ponto de partida para o aprendizado à distância, combinando-o com ferramentas Web para aumentar a produção dos alunos e capacitá-los coletivamente, tornando-os capazes de, à distância, realizar tarefas de pesquisas e completar projetos que serão então compartilhados nas aulas presenciais. Desta forma, além de desenvolver o conhecimento do idioma inglês, os alunos têm a possibilidade de desenvolver habilidades tecnológicas que podem ser muito úteis e importantes para a continuidade de seu aprendizado após o término do curso. A metodologia foi desenvolvida de forma que os participantes sejam capazes de se comunicar em inglês para discutir assuntos relacionados à área de turismo, mesmo que de forma básica, ao final do período de estudo.

 

Endereços:

 

Padre Miguel: Avenida Marechal Marciano, s/n (esquina com Rua do
Açafrão).

 

Santa Cruz: Rua Barão de Loreto, s/n (Largo do Bodegão).

 

Madureira: Parque de Madureira (entrada pelo portão da Rua Manoel Marques).

 

Irajá: Praça de Nossa Senhora da Apresentação, s/n.

 

Penha: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha).

 

Vila Aliança (Bangu): Rua Antenor Côrrea, 1 (acesso pela Estrada do Taquaral).

 

Nova Brasília: Praça do Terço (ao lado do Cine Carioca) – Complexo do Alemão.

 

Triagem: Condomínio Bairro Carioca (acesso no final da Rua Bérgamo, próximo à estação do Metrô).

{loadposition folhadaterra-posicao10}

{jcomments on}

 

Postado em Educação