Hospital Municipal Albert Schweitzer em Realengo recebe o selo ‘Amigo da Criança’

O Hospital Municipal Albert Schweitzer, unidade sob gestão do Viva Rio em Realengo, Zona Oeste do Rio, recebeu o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) na última semana. A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao todo já são reconhecidos pela iniciativa mais de 20 mil hospitais em todo o mundo, no Brasil são mais de 300. Já no Rio de Janeiro, das 11 maternidades municipais, oito delas possuem o título, sendo duas maternidades dentro de unidades de urgência e emergência, como é o caso do Albert Schweitzer.

Para conseguir a certificação, além de cumprir os passos para o sucesso do aleitamento materno, o hospital deve seguir outros critérios: cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai junto ao recém-nascido, durante 24 horas por dia; cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL); e transmitir para toda a equipe a política hospitalar voltada ao cuidado da mulher e da criança.

Para obter o selo IHAC, o Hospital Albert Schweitzer passou por aproximadamente um ano de transformações, treinamentos e adaptações em sua estrutura. Além de implementar os 10 passos para o aleitamento materno, o hospital capacitou os profissionais e criou espaços como a Sala de Amamentação e a Sala da Cegonha, e adquiriu novos equipamentos e práticas, entre elas o uso da cromoterapia em partos e uma banheira com hidromassagem para terapia não farmacológica. As mães também receberam cartilhas educativas e canais de apoio para fortalecer a assistência e os ensinamentos para além do período no hospital.

Juciney Pacheco, coordenador médico da maternidade do Hospital Albert Schweitzer e  membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, reforça a importância da obtenção do título, considerando a complexidade da unidade, referência no atendimento de urgência e emergência.

“Para o Albert, que é um hospital geral, essa conquista é muito relevante. Qualifica a maternidade com um selo de qualidade internacional. Ter o IHAC mostra a excelência na assistência materno infantil desenvolvida em nossa unidade. Também capacita toda a equipe multiprofissional do hospital, que se engajou muito durante todo o processo. Vemos uma grande elevação na qualidade do nosso atendimento”, comenta Juciney.

O médico enfatiza os benefícios para as mães e recém-nascidos que serão atendidos pelo hospital a partir de agora. “A população vai ser atendida em uma unidade que preza pelos melhores conceitos e protocolos existentes para a assistência de mães e bebês. As condutas implementadas vão permitir o perfeito desenvolvimento dos bebês, visto que as gestantes, desde o momento que chegam à unidade, vão ser orientadas que o melhor alimento para o bebê, até os seis meses de vida, é o leite materno”, finaliza.

Em 2023, foram realizados 3290 partos na maternidade do Albert Schweitzer, 63.68% a mais que em 2022. Quanto aos atendimentos em obstetrícia, foram mais de 17 mil, além de quase 4 mil internações.

Unidade também recebeu certificação do Selo Viva Rio de Segurança Humana

O Hospital Municipal Albert Schweitzer também recebeu outra certificação na última semana: a primeira estrela do Selo Viva Rio de Segurança Humana (VRSH). A unidade foi a primeira a receber o selo, que é voltado para empresas e instituições que prestam serviços a um usuário final e querem assegurar que sua gestão e suas atividades sejam realizadas de forma humanizada.

Com o Selo Viva Rio de Segurança Humana as instituições poderão alinhar seus processos a diversas práticas e valores, como prevenção de comportamentos violentos, abusivos, que desrespeitam a dignidade humana ou gerem medo; acolhimento de vulneráveis; respeito aos direitos humanos e a todas as formas de diversidade, entre elas cor, gênero, orientação sexual e deficiência; gestão de conflitos; e combate ao racismo.

No Albert Schweitzer, para obter a certificação, foram elaboradas uma política de segurança humana e um código de ética e conduta. Também foram realizadas capacitações com profissionais que lidam diretamente com os usuários, como maqueiros, equipe de Ouvidoria e Posso Ajudar, recepcionista e controladores de acesso, que receberam treinamentos em diversidade, direitos humanos e abordagem humanizada.

Postado em _Slider, Noticias, Saúde