Há 17 anos no Galo da Zona Oeste Vilson Porto (Mainha) acredita que chegou a hora

O técnico Vilson Porto, o tradicional Mainha para os íntimos, tem uma longa trajetória de vida vinculada ao Campo Grande Atlético Clube. No início, quando sonhou ser jogador de futebol, participou das primeiras peneiras no Ítalo Del Cima. Quis o destino que ele fosse se profissionalizar no Espírito Santo de onde voltou para jogar pelo Ceres F.C, da Rua da Chita, em Bangu. Seu vínculo efetivo com o Campo Grande Atlético Clube aconteceu no ano de 2005, trazido pelo “aprendiz de Cartola” de então, e atual vereador da cidade do Rio de Janeiro, Zico da Zona Oeste, que presidi o clube desde 2018 e é o principal responsável pela revitalização do futebol do Campusca.

Sua primeira função foi de Auxiliar Técnico da categoria Sub 17. No ano seguinte -2006-, promovido à categoria Sub 20, foi campeão da Copa Rio, seu primeiro título como profissional, entre tantos outros conquistados até 2017,  período conturbado, quando o clube sem recursos financeiros, perdeu espaço no cenário esportivo carioca e teve dificuldades para disputar a terceira divisão. Em 2007, auxiliando o técnico Paulo Ernesto, Mainha disputou a terceira divisão, foi vice-campeão e ascendeu à segunda divisão. Em 2008, já como técnico, viveu os piores momentos do clube amargando as últimas posições na tabela e voltando à terceira divisão. Em 2009, apesar do agravamento da situação financeira e administrativa do clube, Vilson Porto não se intimidou e começou a mostrar a sua identificação com o clube assumindo todo o departamento de futebol, das categorias de base ao profissional, independente das condições de trabalho oferecidas.

A recompensa viria em 2018 com a chegada da atual presidência. Num cenário ainda de muitas dificuldades, mas com as condições básicas presentes, Mainha juntou os cacos, usou todo o seu conhecimento do futebol do clube e quase conquistou o acesso à Série C. 2019 foi o ano da redenção. Com a equipe na mão fez uma temporada perfeita e veio o acesso. 2020 foi o ano da consolidação e mais uma vez conseguiu o tão almejado acesso à Série B2. Em 2021, disputando a Série B1, o objetivo era chegar à Série A2 e ficar a um passo da elite do futebol carioca, tarefa que Mainha acredita que cumprirá na próxima temporada.

” Essa nova ascensão era tudo que queríamos mas não foi possível, faltou um pouquinho, não era uma tarefa fácil pois enfrentaríamos equipes tradicionais, que já disputam essa competição a algum tempo e estavam bem preparadas, mas tivemos chances de chegar e não aproveitamos. Com a comissão técnica e os atletas que temos, com o uso da base que já nos dá opções interessantes, e algumas contratações pontuais, temos plenas condições de conseguirmos o acesso em 2022. Olhando por outro prisma, em 2018 também tínhamos chances de chegar e ficamos por detalhes, mas no ano seguinte, com a base mantida e mais experientes, conseguimos. Vejo hoje essa história se repetindo, que venha 2022 ! “, desafiou Mainha, que creditou todo o sucesso ao projeto do presidente Zico. “Sem a seriedade e o comprometimento com que Zico trata o futebol do clube, nada disso seria possível, toda a direção do futebol, comissão técnica, atletas, auxiliares e funcionários do clube sentem a presença do presidente e reconhecem o esforço que ele tem feito para não deixar esse momento maravilhoso que o clube passa ser interrompido; a presença dele no vestiário, junto com os atletas nas horas fáceis e difíceis, é um grande incentivo e a certeza que temos de que vamos colocar o Campo Grande de novo na elite do futebol carioca, finalizou Mainha.

 

Postado em _Slider, Equipes da Região