Fumacê ganha quadra esportiva do Projeto Travessia

A comunidade do Fumacê, em Realengo, na Zona oeste, ganhou  no domingo (22/12) quadra nova para o lazer das crianças. Revestida com a melhor grama sintética do mundo hoje em dia, importadas da Europa, a quadra foi  inaugurada pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni.

Além de inaugurar a quadra, que recebeu o nome de Cláudio Cota Melo de Barros, em homenagem ao professor de Educação Física que atendia a comunidade, falecido há um mês, Pezão anunciou que voltará à comunidade na primeira quinzena de janeiro próximo para inaugurar uma academia ao ar livre e um parquinho infantil que a Secretaria de Esporte e Lazer, no âmbito do Projeto Travessia, está construindo ao lado do posto avançado da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Batan, comunidade vizinha.

 Rogéria Xavier Santos, líder comunitária, disse que o melhor que aconteceu no Conjunto do Fumacê, onde mora, foi a pacificação que a UPP do Batan trouxe para os moradores e que, após a conquista da paz, a comunidade muito carente precisa de iniciativas como a quadra esportiva e a academia ar livre.

 – Mobilizo a comunidade para este momento novo que ela vive, onde podemos receber melhorias como estas, que estamos sendo atendidos, mas também cobrar do poder público outras ações necessárias aos moradores, como uma creche, por exemplo – afirmou a Rogéria.

 A quadra, localizada na Avenida Ministro Rannulpho Bocaiuva, foi toda reformada, com colocação de um novo piso, pintura, reforma no sistema de iluminação com colocação de refletores de LED, novas balizas e alambrados. As obras do projeto são executadas pela Light. Instalações ao lado que servem de vestiários e alojamentos também serão reformados pelo estado.

 O Projeto Travessia é uma iniciativa da Light, que está investindo R$ 16,4 milhões, como contrapartida aos empréstimos que a empresa conseguiu junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), em obras de recuperação, recapeamento e construção de instalações esportivas em 13 comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e com o Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio. Ele vai beneficiar 400 mil pessoas.

Em recente pesquisa, o Instituto Pereira Passos descobriu que 45,6% dos jovens moradores de comunidades pacificadas praticaram alguma atividade física nos últimos meses. O objetivo do Projeto Travessia é ampliar este percentual.

– Uma melhor organização urbana é algo que também beneficiará a prestação de serviço da Light. Isso vale para qualquer lugar da cidade, mas, principalmente, nas comunidades – conclui o gerente do Instituto Light, Paulo Bicalho.

{loadposition folhadaterr-posicao10}

{jcomments on}

Postado em Esporte