- Funarj incentiva apresentação de peças teatrais no Teatro Mário Lago na Vila Kennedy
- Campo Grande é campeão do quadrangular da Saferj
- Estado entrega unidades de atenção e acolhimento a idosos em Santa Cruz
- 2ª Festa Literária do Rio da Prata é neste sábado (14.09)
- Shincheonji, Igreja de Jesus, Atrai Grande Multidão em Cheongju
Estudantes do Campus Realengo II conquistam Ouro na ONHB16
As Olimpíadas de Paris terminaram em 11 de agosto, mas o espírito olímpico, agora do conhecimento, esteve presente na cidade de Campinas (SP) no último final de semana. No sábado, dia 24, foi realizada a grande final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela UNICAMP, com a participação de 340 equipes finalistas de todo o país. As instalações da Universidade Estadual de Campinas ficaram pequenas para tanta energia, entusiasmo e expectativas de mais de 1.000 estudantes que contagiaram a tudo e a todos com a felicidade incontida de representar suas respectivas instituições de ensino. A EQUIPE ESOTÉRICA, do Campus Realengo II, representou primorosamente o Colégio Pedro II nesse evento que só faz crescer a cada ano.
Formada por Isabelle Moulin, João Pedro Panema e Letícia Filuszteck, estudantes da turma 1301, sob orientação do emocionado professor Alessandro Paz, a equipe de Realengo II empregou todo seu brilhantismo na prova final. Os estudantes tiveram de realizar uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. A equipe também teve que refletir sobre questões da cultura material. A sensível e bem fundamentada reflexão feita pela equipe sobre o artefato e diferentes visões sobre esse processo de repatriação foi a chave para a conquista de sua merecidíssima MEDALHA DE OURO.
A edição deste ano contou com um recorde de participantes, somando um total de 51.200 equipes de todas as regiões do país, o que torna essa conquista uma realização ainda mais notável. A edição anterior, diga-se de passagem, contou com 30.500 equipes. Para a final da edição de 2024, um total de 5 equipes representou o estado do RJ, incluindo a ilustre EQUIPE ESOTÉRICA. A distribuição de medalhas, feita numa grande cerimônia com música ao vivo, discursos inspirados e uma festa geral potencializada por muita celebração por parte das equipes chamadas a receber suas medalhas, foi realizada no dia 25/08 e se deu da seguinte forma: 37 de bronze, 27 de prata e 17 de ouro. Sim, isso mesmo, apenas 17 medalhas de ouro. E a nossa foi garantida. Simplesmente sensacional!
Com essa vitória, Isabelle, João e Letícia fizeram História, certamente com H maiúsculo, e elevaram o nome do Colégio Pedro II, mais notadamente do Campus Realengo II, ao patamar que ele merece entre tantas instituições de ensino de todo o Brasil. Quem já participou de uma edição da ONHB tem a exata noção do quão gratificante é a realização de cada uma de suas fases e a dimensão do desafio de se chegar à grande final, o que, por si só, já representa uma façanha e tanto. Esperamos que esse feito seja inspiração para que, ano que vem, tenhamos muitas mais equipes participando dessa emocionante competição, aumentando nossas chances de conquista de mais medalhas e, obviamente, de se colher os frutos excelentes do crescimento pessoal que a ONHB pode proporcionar com suas temáticas variadas, humanistas e voltadas para a semeadura do amor pela História no coração de cada um de seus participantes. PARABÉNS, ISABELLE, JOÃO PEDRO E LETÍCIA!! O FUTURO ACENA LINDAMENTE PARA VOCÊS.